[gitec] contador

Ivan Lucio Garcia cpd em cma.pr.gov.br
Segunda Dezembro 3 19:40:58 BRST 2007

Voce fez todos esses procedimentos que o Luciano passou:

"Caros colegas,

Com a crescente utilização do PortalModelo nas Casas Legislativas, surge
também uma demanda para a utilização de contador de acessos nos portais
em produção.

Recentemente tivemos essa necessidade aqui, e conseguimos resolver a
questão com o uso de um produto denominado mxmCounter
(http://www.mxm.dk/products/public/mxmCounter/).

Vejam o resultado no Portal da Câmara Municipal de Catanduva -
www.camaracatanduva.sp.gov.br

Dessa forma, gostaria de compartilhar nossa experiência com a
Comunidade, a fim de auxiliar quem possa precisar de tal funcionalidade
em seu portal.

1. Baixe o pacote de instalação em
http://www.mxm.dk/products/public/mxmCounter/files/mxmCounter.1.1.0.tar.gz

2. Descompacte o conteúdo do arquivo no diretório "Products" da
instância portalcasas
   ($ sudo tar xzfv mxmCounter.1.1.0.tar.gz -C
/var/lib/zope2.8/instance/portalcasas/Products )

3. Reinicie o Zope

4. Na raiz da ZMI, adicione um objeto denominado mxmCounter. Este objeto
receberá automaticamente a id "mxm_counter"

5. Ainda na ZMI, vá até a pasta
/portal/portal_skins/ILPortalCasas_public e clique sobre o arquivo
"footer", e em seguida sobre o botão Customize, e salve-o com o seguinte
conteúdo:

here/portal_properties/portal_casas_properties/nota_rodape" />
        Visualizações desta página, desde 05/10/2006:
                     border: 1px solid #808080;
                     background-color: white;
                     padding: 0px 4px;"
              tal:define="count python:here.mxm_counter.count(here)"
              tal:content="python:'%06i' % count">
        0000001

PRONTO !!!

A partir deste ponto, já deve ser possível visualizar um contador de
acessos independente em cada página visitada.

Fica ainda a sugestão de incorporar esta funcionalidade ao próximo
release do PortalModelo, pois se trata de um recurso muito importante
para os administradores dos portais.

Em caso de qualquer dificuldade, estamos à disposição para ajudar.

Abraços,

Luciano De Fázio
Coordenador de Informática e Tecnologia
Câmara Municipal de Catanduva - SP