[gitec] Mensagens mal visualizadas

Jean Rodrigo Ferri jeanferri at interlegis.gov.br
Thu May 25 17:37:01 BRT 2006

Glauber Francisco Alves escreveu:
> Olá Lista,

Olá Glauber,

> [...]
> "truncadas" na versão web da lista
> (http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec) e acabam sendo vistas
> apenas no formato html do anexo da mensagem ( exemplo:
> http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/2006-May/004161.html ).
> Isso é um fato que pode atrapalhar a busca de informações na lista.
>
> Isso pode ser facilmente corrigido através do programa de email que cada
> um usa. Se não me engano, essa questão esta acontecendo com o Ângelo e a
> Paula Garruth.
>
> Vale lembrar que para quem lê as mensagens através de seus emails, tal

Foi bom você tocar nesse assunto, há alguns dias eu queria conversar
sobre isso.

Existem algumas orientações na internet para quem participa de listas de
discussões. Uma delas é configurar os gerenciadores de e-mail para
somente enviar mensagens em formato texto puro, sem HTML (dá para
configurar no webmail também).

Isso permite que todos possam ler as mensagens, que ficam
consistentemente arquivadas e diminuem bastante o tamanho/peso.

Se vocês navegarem pelo histórico da lista perceberão também que muitas
threads[1] ficam misturadas. Isso ocorre porque na pressa ao invés de
criar uma nova mensagem acabamos respondendo uma mensagem existente e
colocando um título novo.

O problema é que as mensagens tem um id, que é utilizado pelos sistemas
para encadeá-las por seus respectivos assuntos e ordem de resposta de
cada mensagem.

Dessa forma, podemos observar algumas regras para discussões em listas
públicas:

* Sempre enviar mensagem em formato texto puro
* Sempre criar uma mensagem nova para cada assunto novo
* Sempre preencher o campo assunto, e cujo título seja claro e coerente
com o propósito da mensagem
* Evitar enviar anexos, ao invés disso, disponibilizá-los em uma URL e
mandar a referência dessa URL na mensagem
* Tentar manter a data do sistema atualizada (Linux faz isso
automaticamente com NTP)
* Como o Paulo constantemente lembra, sempre assinar a mensagem

Seguindo essas pequenas regras estaremos facilitando bastante a busca
das informações no histórico da lista, o que poderá ajudar muita gente
no futuro! ;-)

[1] http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec

Abraço,

--