[Gitec] [Fwd: Microsoft dá fim a suporte para Windows 98 e Me]

paulofernandes paulofernandes at interlegis.gov.br
Mon Feb 6 09:17:32 BRST 2006


Para conhecimento.

Paulo Fernandes
Programa Interlegis
Brasília - DF.

-------- Mensagem encaminhada --------
> De: Devair Sebastião Nunes <devair at senado.gov.br>
> Para: Grupo de Tecnologia Darwin <darwin at senado.gov.br>
> Assunto: Microsoft dá fim a suporte para Windows 98 e Me
> Data: Fri, 3 Feb 2006 13:56:56 -0200
> 
>  Quinta, 2 de fevereiro de 2006, 10h45
> Microsoft dá fim a suporte para Windows 98 e Me
>       
> A Microsoft anunciou que irá encerrar o suporte estendido para Windows 98, Windows 98 Segunda Edição (SE) e Windows Millenium Edition (ME), a partir de 30 de junho deste ano. A medida, parte da política adotada pela empresa para o ciclo de vida de seus produtos, inclui o fim do suporte técnico e público e das atualizações de segurança dessas versões.
> 
> O próprio suporte estendido é um período em que a assistência prestada aos usuários já está diminuída. Correções de segurança, por exemplo, só são fornecidas para casos classificados como críticos, mas não para riscos moderados ou baixos. O fim do suporte estendido, no entanto, não elimina os documentos e conteúdos já existentes, como as Perguntas Freqüentes (FAQs), Soluções de Problemas (Troubleshootings) e conteúdos de configurações antigos, que podem ser acessados pelo site www.support.microsoft.com.
> 
> O encerramento do serviço, porém, aumenta o risco para os usuários desses produtos, uma vez que os boletins de segurança e todos os tipos de patches (correções) deixarão de ser fornecidos. Recentemente, já se criou alguma polêmica, quando a Microsoft deixou de publicar correções para as versões do Windows 98, 98 SE e ME relacionadas ao bug dos arquivos WMF (Windows Metafile Format), mesmo admitindo que esses sistemas possuem o componente vulnerável à falha. A razão apresentada foi a de que essas versões não são afetadas de modo crítico pelo bug, pois não foram identificados exploits (programas maliciosos) específicos para elas.
> 
> A Microsoft, por sua vez, justifica o fim do suporte ao Windows 98 e ME afirmando que estes produtos estão desatualizados e podem expor os usuários a riscos. E recomenda que seus clientes adquiram, o quanto antes, uma cópia de uma versão mais nova e segura de seu sistema, como o Windows XP. Segundo a empresa, usuários que mudaram para esta versão relataram aumento na segurança, maior produtividade e riqueza de funcionalidade.
> 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Gitec