[Gitec] [Fwd: [Noticias] Qualificar em Software Livre]

paulofernandes paulofernandes at interlegis.gov.br
Thu Feb 2 09:57:48 BRST 2006


Para conhecimento e divulgação.

[]s,

Paulo Fernandes
Programa Interlegis
Brasília - DF.

-------- Mensagem encaminhada --------
> De: noticias at listas.cipsga.org.br
> Responder a: noticias at listas.cipsga.org.br
> Para: noticias at listas.cipsga.org.br
> Assunto: [Noticias] Qualificar em Software Livre
> Data: Wed, 01 Feb 2006 18:32:24 -0200
> 
> =======================================================
> Você já viu as notícias de hoje no site do CIPSGA? Não?
> Então clique em http://www.cipsga.org.br para saber das
> ultimas novidades publicadas nos melhores sites de 
> tecnologia da informacao.
> =======================================================
> 
> 
> Olá Companheiro(a);
> 
> Já faz algum tempo que não me comunico com você atráves do NOTICIAS 
> CIPSGA, porém, como o tema é muito importante e pode trazer muitos 
> benefícios ao movimento brasileiro pro-software livre, estou lhe 
> informando sobre a abertura de um novo projeto, onde o ITI em conjunto 
> com a IBM estão trabalhando para a formação de pessoas em aplicativos e 
> sistemas livres.
> 
> Incialmente o projeto denominado CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e 
> Conhecimento) foi criado para atender demandas do setor público 
> (http://cursos.cdtc.org.br), e para tanto, iniciamos a tarefa 
> qualificando 750 professores do MEC, que tinham o objetivo de reproduzir 
> tudo aquilo que aprenderam sobre software livre nos NTEs (Nucleos de 
> Tecnologia, que tem a tarefa de disseminar o uso dos computadores e 
> programas entre os professores da rede pública).
> 
> Pois bem, so que não paramos por ai. Alem do projeto estar tendo 
> continuidade no MEC, quando assumi a Gestão do Projeto no ITI, iniciei 
> uma mudança significativa quanto ao publico que seria qualificado, tendo 
> finalmente em Outubro de 2005 o CDTC começado a qualificar funcionários 
> públicos de uma forma geral (não apenas professores) em aplicativos 
> livres, tendo até o momento 3648 vagas sido ocupadas em cursos, e até o 
> final deste ano pretendemos atingir mais de 25 mil pessoas, sendo todas 
> elas funcionários públicos qualificadas por técnicos e professores de 
> universidades federais.
> 
> Esta ação de qualificação vem viabilizando (alem da formação dos alunos) 
> a agregação de dezenas de jovens universitários, que antes sequer sabiam 
> que diabos era software livre, e que agora se profissionalizam em 
> estágios, aprendendo a utilizar e ensinar sobre o sistema operacional 
> GNU/Linux. Ao todo temos hoje 20 jovens da UNB participando do projeto, 
> mas que muito em breve estarão recebendo o apoio de outros 
> universidades, tais como a UFBA, UFSC e UNIPAR, onde ja estou iniciando 
> as negociações de participação. Com o aumento das universidades 
> envolvidas, devemos atender todo o poder publico dentro do esperado (25 
> mil qualificacoes realizadas ate dezembro de 2006).
> 
> Ao todo ja construimos cerca de 50 cursos, dos quais:
> 
> Acessibilidade, Apt/rpm/dpkg/Synaptic, Audacity, Bind, Broffice, Criando 
> Live-CD, Criptografia e Chaves Digitais, Cups, DVDrecord, Editor NVU, 
> Editor Quanta, Evolution, Filosofia GNU, Gaim, Gimp, Gnome, 
> GnomeMeeting, Gphoto, Grub e Lilo, GTKam, Instalação do Joomla, 
> Instalação do Moodle, Instalação do OpenGroupware, Iptables, Jogos, K3B, 
> KDE, Klamav e Clamav, Kmail, Latex, Firefox, Thundbird, Mysql, 
> OpenGroupWare, Programação Bash, Programação HTML, Programação PHP, 
> Programação Python, Samba, Sendmail, Sodipodi, Tutor de Moodle, Vim, 
> Wine, Xchat, Xdm/Kdm/Gdm.
> 
> 
> Também estamos providenciando uma série de Notas Técnicas. Traduções de 
> manuais de aplicativos, que por uma razão ou por outra, não cabem em um 
> curso, mas terão um texto bastante claro e sucinto, que explicará o uso 
> em pt_BR (português do Brasil). As notas irão tratar de:
> 
> 
> Alsamixer, Apmd, Hotkeys, Autorun, Beep Media Player, Cdparanoia, 
> CDRdao, CHKfontpath, Xserver-xorg, D4x, Dhclient, Drakx, Wireless-tools, 
> Fam, File, File-roller, Ark, Xmms, Foomatic, Gnupg, Ftp, Gftp, Xine, 
> Hotplug, Cpio, Flash Plugin, Java Plugin, Kcalc, Calculator, Kernle 
> Linux, Kget, Kghostview, Wget, Konversation, Kopete, Kpdf, Xpdf, Gpdf, 
> Acroread, Kplayer, Kppp, Wvdial, Krdc, Rdesktop, Kscd, Kudzu, Kuickshow, 
> Lame, LM_Sensor, Xsane-gimp, Minicom, Mkisofs, Mplayer, Mencoder, 
> Mtools, Bzip2, Gzip, Zip, Unzip, Tar, Myfirewall, Shorewall, nfs-utils, 
> Lokkit, Pciutils, Rsync, Setup, Setuptools, Sudo, Superkaramba, Gkrellm, 
> Supermount, System-config-sound, Talk, TcpDump, Telnet.
> 
> 
> Ao todo 76 notas técnicas serão disponibilizadas em formato PDF para 
> serem livremente baixadas e impressas. Além disso, todo o material dos 
> cursos, bem como as notas técnicas estão sendo liberadas até o final de 
> Abril em formato Latex, acessíveis via CVS, permitindo assim que os 
> pedidos de material didático impresso possa ser utilizado pelos alunos, 
> garantindo o aprendizado independente do terminal ou computador, tendo o 
> aluno a possibilidade de estudar em qualquer local, logando-se no CDTC 
> apenas para tirar dúvidas ou fazer os testes de certificação. Além do 
> que, via CVS, esperamos ter contribuições críticas sobre o conteúdo do 
> material didático.
> 
> 
> Aproveito ainda para recordar que este ano o governo federal lançou um 
> programa para facilitar a compra de computadores com descontos, o que 
> permitira o acesso de milhares de pessoas que antes estavam a margem da 
> sociedade da informação a terem reais possiblidades de inclusão digital.
> 
> Pois bem, a ideia geral que lhes trago, que gostaria de lhe propor, e a 
> de aproveitarmos o projeto iniciado pelo governo para disseminar de 
> software livre entre os funfionarios publicos, e aproveitando todo o 
> material didatico ja produzido, qualificarmos com o apoio da comunidade 
> GNU/Linux brasileira estes novos usuarios que vão adquirir o PC Cidadão, 
> e ate o final deste ano (imagino que podemos dar conta de cerca de 
> 100.000 pessoas), disponibilizariamos algum tempo viabilizando o 
> aprendizado destas pessoas, evitando assim que elas venham a utilizar 
> software proprietario, garantindo-lhes o acesso ao software livre e aos 
> nossos conceitos de liberdade.
> 
> 
> Para que esta ideia se concretize, estamos lançando o portal 
> http://comunidade.cdtc.org.br <http://comunidade.cdtc.org.br/>
> 
> 
> A ideia básica e que neste portal qualquer pessoa que tenha adquirido um 
> PC Cidadão (e que tenha um vaucher, limitando-se assim os 100.000) 
> poderia se inscrever para fazer os cursos gratuitamente, como tambem 
> poderá se inscrever no site qualquer pessoa que queira apoiar a 
> inciativa tornando-se monitor de algum aplicativo livre.
> 
> Penso que o site comunidade.cdtc.org.br tambem podera servir a qualquer 
> organizacao nao governamental, sem fins lucrativos, permitindo-lhes o 
> acesso ao Moodle e aos recursos tecnicos, garantindo assim a 
> disseminação de qualquer outro conhecimento que não seja necessariametne 
> software livre. Como exemplo, estamos liberando ate o mes de abril um 
> curso voltado para pais de crianças, sobre as drogas. Ou seja, o site 
> poderá ser utilizado por qualquer entidade que queira disponibilizar 
> conhecimento para a comunidade brasileira.
> 
> O meu pedido a voce tem dois sentidos basicos: 1 - Divulgar o portal e a 
> ideia entre seus amigos e colegas, pedindo que eles divulguem em listas 
> de discussao, chats, sites da comunidade, etc a nossa proposta; e 2 - 
> Gostaria que voce pessoalmente se cadastrasse no site, e ao faze-lo, 
> optasse ao final do cadastramento em ser um dos nossos Monitores da 
> Comunidade. Para que isso ocorra sem problemas, estaremos fornecendo a 
> todos os inscritos como monitores, um curso gratuito de Monitoria (via 
> EAD), que se iniciara no dia 13 de Fevereiro, finalizando no dia 24/2. 
> Este curso oferecera um certificado de participacao para todos aqueles 
> que forem aprovados. Como e um curso a distancia, voce so precisara 
> reservar algum tempo diariamente para estar a frente do seu computador, 
> conectado a internet. O resto sera encaminhado atraves dos instrutores, 
> que lhe ensinara a dar aulas usando um instumento de Ensino a Distancia, 
> que no nosso caso e o Moodle.
> 
> 
> As aulas do site COMUNIDADE so ira iniciar apos o dia 12 de marco, 
> permitindo assim que todos os monitores tenham conhecimento do material 
> didatico de cada curso, garantindo a preparação prévia para o 
> atendimento de nossos futuros usuarios e membros da comunidade GNU/Linux 
> Brasileira. Tambem me parece obvio que teremos algum prazo adicional 
> para o cadastramento dos alunos, pois os cursos serão direcionados (a 
> principio) a estes novos usuarios que nunca tiveram oportunidade de 
> terem computadores, e que estarão comprando o PC Cidadão. Se vamos 
> atingir a marca ou não dos 100.000, so sera possivel apos a analise do 
> numero de instrutores cadastrados. De qualuer forma, apos a inscriçao 
> (que tera prazo ate o dia 12 de fevereiro) e que analisaremos em 
> conjunto com os monitores cadastrados o quanto poderemos de fato 
> realizar, portanto, nao ha o que temer do ponto de vista do compromisso. 
> Como qualquer outro projeto de software livre, faremos o que for 
> possivel, dentro do nosso tempo e da nossa realidade. Nos so vamos 
> decolar o projeto tendo claro o numero de monitores e a diponibilidade 
> de tempo.
> 
> 
> Sei que varias coisas tem acontecido ao longo dos ultimos anos, tenho a 
> exata nocao do quanto varias pessoas tem ajudado (ou nao) na 
> disseminacao do software livre no Brasil, porem, gostaria de pedir-lhe o 
> apoio neste momento, em que entendo, devemos ter como objetivo principal 
> a superação das inumeras dificuldades que temos tido, permitindo a nos 
> mesmos intervirmos de tal forma neste movimento, que determine de uma 
> vez por todas a opcao pelo GNU/Linux não apenas pelo estado brasileiro, 
> mas pela sociedade.
> 
> 
> Tenho certeza que este sera mais um passo importante na consolidacao do 
> conhecimento como bem publico. Nosso pais tem estado na dianteira de 
> varios outros, tanto na implantacao do software livre, quanto na 
> organizacao da comunidade, que luta bravamente para interferir no 
> processo de disseminacao do conhecimento. Enfim, esta e mais uma 
> oportunidade que -acredito- nao podemos deixar passar em brancas nuvens.
> 
> 
> Visite http://comunidade.cdtc.org.br/login/index.php e faça sua 
> inscrição como monitor.
> 
> 
> O Brasil, com certeza, agradece !
> 
> 
> Forte abraço
> 
> 
> Djalma Valois Filho
> Gestor CDTC/ITI
> Fundador do CIPSGA
> djalma.valois at planalto.gov.br
> (61) 3424-3883
> 
> PS: So serão aceitas neste momento as inscricoes para monitores. As 
> inscricoes para alunos so serao aceitas apos anuncio oficial especifico, 
> que tratara do processo de inscricao.
> 
> PS2: Duvidas ? envie email para suporte at cdtc.org.br
> 
> -----------------------------------------------------------------------------
> Ementa do curso que sera dado aos Monitores da Comunidade
> 
> 
>   Centro de Difusão de
> 
> *Tecnologia e Conhecimento - CDTC*
> 
> *MÓDULO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA*
> 
> *PLANO DE ENSINO – FEV/2006*
> 
> 
> 
>   Responsáveis: Ana Cristina S. Moreira
> 
> Maria de Fátima Ramos Brandão
> 
> Daniella dos Anjos
> 
> Marco Aurélio de Carvalho
> 
> 
> 
> *I. OBJETIVOS GERAIS*
> 
> *Ao final do curso, o aprendiz deve ser capaz de:*
> 
>     *
> 
>       Compreender a importância da educação à distância como forma de
>       democratização do conhecimento.
> 
>     *
> 
>       Promover, por meio das relações humanas, processos de interação,
>       respeito, aprendizagem e transformação, pela educação à distância.
> 
>     *
> 
>       Ter percepção ética dos papéis que podem ser desempenhados pelos
>       atores sociais por intermédio da educação à distância.
> 
>     *
> 
>       Desenvolver uma percepção crítica a respeito da importância da
>       educação à distância nos processos de inclusão digital.
> 
>     *
> 
>       Empreender iniciativas de cursos à distância.
> 
> 
> 
> *II. OBJETIVOS ESPECÍFICOS*
> 
>     *
> 
>       Discutir educação a distância e compartilhamento do conhecimento.
> 
>     *
> 
>       Refletir sobre a construção de redes de relacionamento por
>       intermédio de utilização das TICs: comunidades de prática,
>       comunidades de aprendizagem, listas e fóruns de discussão.
> 
>     *
> 
>       Conhecer as funções mais importantes de um ambiente colaborativo
>       de aprendizagem.
> 
>     *
> 
>       Planejar e promover atividades colaborativas em ambientes virtuais
>       de aprendizagens.
> 
>     *
> 
>       Planejar tarefas e atividades de tutoria.
> 
>     *
> 
>       Elaborar planejamento e projeto pedagógico de curso a distância.
> 
> 
> 
> *III. PROGRAMA*
> 
>    1.
> 
>       Fundamentos de educação à distância: conceitos; histórico; EaD e
>       inclusão digital; problemas e desafios; perspectivas para a
>       cidadania; regulamentação de EaD - educação básica, superior e
>       profissional: possibilidades e tendências.
> 
>    2.
> 
>       Moodle: instalação; ferramentas; edição; administração.
> 
>    3.
> 
>       Aprendizagem em educação à distância: recursos tecnológicos;
>       ambientes colaborativos de aprendizagem; colaboração,
>       compartilhamento, construção coletiva e social; a comunicação
>       escrita na internet; netiqueta.
> 
>    4.
> 
>       Mediação da comunicação em EaD: os desafios de educar à distância;
>       habilidades e competências da tutoria; Ead e evasão.
> 
>    5.
> 
>       Planejamento de cursos à distância: objetivos educacionais;
>       princípios pedagógicos;
> 
>    6.
> 
>       Avaliação e acompanhamento: avaliação integradora; avaliação
>       formativa e somativa.
> 
>    7.
> 
>       Produção de cursos à distância: conteúdos; apresentação; formação
>       de equipe; custos.
> 
> 
> 
>   IV. AVALIAÇÃO
> 
> Aspectos a serem considerados na avaliação
> 
>    1.
> 
>       iniciativa e autonomia;
> 
>    2.
> 
>       comunicação escrita e participação;
> 
>    3.
> 
>       capacidade de trabalho em equipe;
> 
>    4.
> 
>       colaboração;
> 
>    5.
> 
>       capacidade de pesquisa;
> 
>    6.
> 
>       capacidade didática;
> 
>    7.
> 
>       organização e planejamento do ensino;
> 
>    8.
> 
>       produção e sistematização de conhecimentos.
> 
> 
> 
> *Instrumentos de avaliação:*
> 
>    1.
> 
>       Tarefas de leitura, pesquisa e produção de materiais, quando
>       solicitado;
> 
>    2.
> 
>       Planejamento de curso;
> 
>    3.
> 
>       Participação e colaboração ativa nas atividades programadas.
> 
> *V. BIBLIOGRAFIA:*
> 
>    1.
> 
>       Barreto, Raquel G. (org.). Tecnologias educacionais e educação a
>       distância. Rio de Janeiro: Quartet, 2004.
> 
>    2.
> 
>       Belloni, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores
>       Associados, 2005.
> 
>    3.
> 
>       Bloom, Hastings & Madaus. Manual de Avaliação Formativa e Somativa
>       do aprendizado escolar. Sâo Paulo: Pioneira Editora,1983.
> 
>    4.
> 
>       Freire,P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática
>       educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)
> 
>    5.
> 
>       LDB e PCNs (MEC)
> 
>    6.
> 
>       Morin, E. /Os sete saberes necessários para a Educação do Futuro/.
>       MEC, 2000.
> 
>    7.
> 
>       Perrenoud, P. /A pedagogia na escola das diferenças/. Fragmentos
>       de uma sociologia do fracasso Porto Alegre: Artmed, 2001.
> 
> 
> 
> *Atividades*
> 
>    1.
> 
>       Socialização
> 
>    2.
> 
>       Recursos tecnológicos
> 
>    3.
> 
>       Pesquisa temática – teorias educacionais (1º, wiki desenvolvido
>       pelos alunos, depois, fórum com “mesa redonda”)
> 
>    4.
> 
>       Apresentação da diversidade de recursos de aprendizagem
> 
>    5.
> 
>       Papel do tutor – formas de atuar com diferentes recursos e
>       ambientes, e de acordo com a teoria adotada.
> 
> 
> 
> _______________________________________________
> Noticias mailing list
> Noticias at listas.cipsga.org.br
> http://listas.cipsga.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/noticias


Mais detalhes sobre a lista de discussão Gitec