Re: [gitec] Licitação - URGENTE

Ramiro B. da Luz ramiroluz at gmail.com
Mon Aug 21 10:03:20 BRT 2006

Olá pessoal.

On 8/21/06, Marcio Vilas Boas <marcio at camaradiv.mg.gov.br> wrote:
> Cristiano,
>
> Esta sua preocupação não é fácil de ser resolvida. A área de
> contabiladade, tesouraria, patrimônio e Folha de pagamento é o calcanhar
> de aquiles de qualquer instituição. Para vc ter uma idéia usamos o mesmo
> produto há mais de dez anos e quanto mais o tempo passa mais vc fica
> "preso" ao sistema.

Esse é o efeito do software proprietário, só uma empresa pode te ajudar.

> Não conheço nada que atenda com solidez e segurança
> e que tenha clientes satisfeitos a tanto tempo e que rode sobre
> plataforma livre.

Com relação a softwares para área administrativa pública, eu também não.

> Nós utilizamos o sistema da Nexi Informática (BH), que
> roda em windows, usando delphi e paradox.
> Em se tratando de economia, vale até a pena, pois o valor é bem baixo
> pela a complexidade do sistema e o que ele proporciona.

Sempre é bom ver o custo X beneficio do sistema.

> Agora na questão
> ideológica do software livre, quem sabe um dia teremos um com este nível
> de amadurecimento, pois nesta área ou coisa funciona perfeito ou coisa
> desanda....

Concordo, mas não devemos misturar a ideologia com a técnica. A ideologia do
software livre é liberdade, para distribuir, para utilizar para qualquer fim,
acesso ao fonte e liberdade de modificar. A técnica é outra parte da história.

> Claro que com software livre é possível, mas os tribunais de
> contas, cef, receita federal etc. tem que particiapr disto.

Eu acho que uma coisa importante seria unir gastos, imagine assim:
Todos estão investindo em software proprietário, cada um paga para uma empresa
fazer o dela. Temos 20 softwares proprietários concorrendo e um não
pode ajudar o
outro.

Se 5 Câmaras que estão aprisionadas por um software proprietário investirem
contratando 1 estagiário e disponibilizando 1 técnico administrativo para
acompanhá-lo para adequar, ou colaborar em uma força tarefa na comunidade
para desenvolver um software livre que esteja de acordo com os tribunais de
contas, cef, receita federal, etc... Já serão 10 pessoas numa equipe.

Por exemplo, o caso da licitação. Se fosse contratada uma empresa para
fazer software livre, já seriam 10 e mais uma empresa e a colaboração só
seria possível na condição de software livre, senão a equipe dificilmente iria
ajudar a  empresa a fazer um software que ela seria unica e exclusiva detentora
de todos os direitos.

Talvez fosse um pouco mais caro, mas o beneficio é muito maior. Pois estariamos
todos investindo no mesmo software e não estamos comprando o direito
de usar apenas
e sim investindo em software livre, adquirindo liberdade e conhecimento.

> Obs.: A Prefeitura daqui também usa o sistema da Sonner e pelo que sei,
> paga uma pequena "fortuna" para isto.
>
> Este é meu ponto de vista.

Eu concordo com seu ponto de vista, só tentei mostrar um caminho que acho que
é legal seguirmos.

Grande abraço a todos.

--
-- Ramiro Batista da Luz
-- ramiroluz at gmail.com
-- http://www.ramiroluz.eti.br
-- Programador || Câmara Municipal de Curitiba