ENC: [Fwd: [gitec] PPM]

Luiz Alberto Gomes Grande luizgrande at interlegis.gov.br
Tue Aug 8 15:34:22 BRT 2006


 

-----Mensagem original-----
De: Petrônio Barbosa Lima de Carvalho 
Enviada em: sexta-feira, 4 de agosto de 2006 17:41
Para: Luiz Alberto Gomes Grande
Assunto: [Fwd: [gitec] PPM]

Caro Marcos,

Como é do seu conhecimento,o Programa INTERLEGIS foi criado como agente facilitador do processo de integração e modernização do Poder Legislativo Brasileiro, em suas instâncias federal, estadual e municipal, buscando melhorar a comunicação e o fluxo de informações entre os legisladores, aumentar a eficiência e competência das Casas Legislativas, e promover a participação cidadã nos processos legislativos.

O programa busca fortalecer o Poder Legislativo por meio de duas ações principais: a) integração das Casas Legislativas nos níveis municipal, estadual e federal e; b) modernização das Casas Legislativas (Câmaras Municipais e Assembléias Estaduais).

O desenvolvimento dessas ações estratégicas foi proposto em duas fases:

Em sua primeira fase foi proposto um modelo de integração e implementada a Rede Nacional INTERLEGIS (RNI) integrando os Estados por vídeoconferência e dados e os Municípios pela Internet, formando assim uma comunidade virtual (Comunidade INTERLEGIS), motivo pelo qual a CM de Ibiúna recebeu os equipamentos descritos em seu e-mail, na tentativa de intensificar a troca de experiências na comunidade.

A segunda ação estratégica, será desenvolvida por meio da adaptação e transferência de tecnologia, informação, comunicação e capacitação dos recursos humanos das respectivas Casas Legislativas e cidadãos.

Pretende-se intensificar esse processo de transferência, por meio de ações diretas nas Câmaras Legislativas utilizando um modelo de implementação, formado por esses componentes integrados (tecnologia, informação, comunicação e educação), base de todos os produtos construídos pelo programa até o momento, que adaptados a cada uma das realidades e integrados em um único pacote, deverão ser aplicados em Câmaras Municipais.                                                                                                     

O Programa INTERLEGIS, atualmente, visa consolidar esse modelo e produtos gerados na fase anterior, tornando-os disponíveis para aplicação em todo o Poder Legislativo Brasileiro.

Como forma de validar os produtos, modelos e metodologia a serem implementados nas Casas Legislativas, está implementando uma etapa PILOTO, onde estaremos levando à prática nossos procedimentos em 100 Câmaras Legislativas, denominado Projeto Piloto de Modernização.

Estas 100 Câmaras foram definidas com critérios acordados com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) nosso parceiro para esta fase.

Iniciamos negociações com o BID para o financiamento da segunda ação estratégica como anteriormente caracterizada. Não sabemos ainda os critérios de inclusão, do próximo grupo de beneficiados, mas nossa intenção é atingirmos a totalidade das Câmaras Municipais brasileiras.

Espero que seja contemplado brevemente.

Estamos a sua disposição para qualquer outro esclarecimento.

Cumprimentos
Luiz Alberto Grande
Coordenador do Projeto Piloto de Modernização.
 
-------------- next part --------------
An embedded message was scrubbed...
From: "Marcos Pires de Camargo" <marcoscamargo at ig.com.br>
Subject: [gitec] PPM
Date: Fri, 4 Aug 2006 11:29:55 -0300
Size: 3218
Url: http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/attachments/20060808/23f25228/attachment.mht


Mais detalhes sobre a lista de discussão Gitec