[gitec] Permissão

"Cristiano (CMTimóteo - MG)" cpd at camaradetimoteo.mg.gov.br
Fri Aug 4 12:14:45 BRT 2006

Gente bom dia de novo... hehe

Aqui, estou com um problema e gostaria de ajuda. Esta vai para os amigos
feras em linux!!!

Estou desenvolvendo uma rotina para mover/copiar arquivos de uma pasta
para outra, verificando:

-  existência do arquivo de origem
-  existência da pasta de destino
-  se pasta de destino = pasta de origem
-  se existe o arquivo na pasta de destino
-  verificando, e alterando (caso seja o desejo) as permissões de
acesso, dono e grupo do arquivo

Esta rotina foi desenvolvida na tentativa de evitar perdas de arquivo,
ou mesmo problemas de acesso, e só estou fazendo porque tive problemas
com perda de arquivos por alguns usuários, e quero evitar futuros
problemas, fazendo uma rotina amigável, que explique cada etapa e ajude
o usuário leigo a fazer tal mudança, sem perder o arquivo, ou sem fazer
besteira.

Ai vem o problema, executando ela com o root a rotina funciona de forma
perfeita, mas com usuários normais existem os problemas de permissão de
acesso aos diretórios.

Bem, quando trabalhava com unix (la pelos anos 90) existia uma forma de
contornar o problema,

- Criavamos uma rotina em C, bem pequena, apenas para chamar a rotina e
passar possíveis parametros
- Uma vez compilada a rotina em C deixavamos ela com DONO root e GRUPO
root e mudavamos a permissão para algo como 1555 (não me recordo qual
era o primeiro número, estou pesquisando). Mas o mais interessante é que
com esta permissão (apenas na rotina em C) qualquer pessoa que
executasse a rotina estaria (durante a execução da rotina, e somente
nesse processo) com poderes do dono/grupo da rotina (ou seja, root/root).

Existe algo semelhando no linux? To perguntando aqui sem estudar muito,
pq to cheio de coisas, mesmo pq nem lembro bem como fazer a rotina em
C...  vou baixar (ou ao menos tentar) de fitas antigas aqui as rotinas
que eu criava e ver se me recordo de qual era exatamente a permissão e
testar, caso eu consiga resolver reporto a lista, pq as vezes é util isto...

Espero não ter escrito nenhuma besteira,  e espero ter sido claro sobre
o problema e como eu o resolvia.

--
[]'s

Cristiano Lage Campos