[gitec] Portal Modelo como fazer?

Jean Rodrigo Ferri jeanferri at interlegis.gov.br
Fri Apr 28 12:15:41 BRT 2006

Hélio Teixeira escreveu:
> Pessoal,

Olá Hélio,

> Estou em dúvida como realizar algumas operações dentro do Plone.
> Como e onde alteramos os valores de default, das tables

O que seriam as tables?

> e posicionamento
> de search box, etc...?

Se for somente reposicioná-lo no cabeçalho, basta customizar o
ploneCustom.css e sobreescrever o estilo CSS que faz isso. Algo como:

#portal-searchbox {
   margin: 3em 2em 0 0;
}

Se for para colocar em um portlet (caixa lateral), você pode customizar
o global_searchbox removendo o formulário de busca, fazer um novo
portlet com o formulário retirado do global_searchbox e registrá-lo na
aba Properties na raiz da ZMI do Plone.

Ou usar o produto PloneSearchBox

> Como coloco uma imagem de background no topo (header) do Portal Modelo?
> E no background da página inteira?

#portal-top {
   background: transparent url(&dtml-portal_url;/background.gif) top
left repeat-x;
}

Especificamente para o portal modelo, basta customizar a imagem fundo.gif.

> Onde eu posso substituir por um gráfico, as portal_tabs. Explico melhor,
> ao invés do nome Fale conosco, eu ter uma imagem, onde a gente possa ter
> mais opções visuais?

Algo +- assim:

portal-globalnav li a {
   background: transparent url(&dtml-portal_url;/aba.gif) no-repeat;
   border: 0;
   margin-right: 0;
   padding: 10px 20px;
}

Ou utilize/baseie-se um skin[1] pronto para o Plone como por exemplo o
blue-berry[2].

> Enfim onde podemos alterar os valores default do CSS do PloneSite padrão?

Basta customizar o ploneCustom.css sobreescrevendo os estilos que você
quer alterar.

Aconselho o uso da extensão WebDeveloper no Firefox que é uma
mão-na-roda para manipular o CSS do Plone.

[1] http://plone.org/products/by-category/themes
[2] http://plone.org/products/blueberry-theme

Abraço,

--