[gitec] Vmware e VmPlayer

Jeider Moraes Damm jeiderm at yahoo.com.br
Tue Apr 25 09:50:58 BRT 2006

Olá Angelo.

Olha, essa questão toda realmente é o grande impecilho na troca definitiva de todos os micros pra linux. Algumas câmaras usam softwares contábeis em DOS, outros Windows e por aí vai. Mudar de um software do dia pra noite realmente não é fácil.

Eu conheço e uso o VMWare há bastante tempo e aqui também tem sido minha salvação em várias oportunidades. Também tenho usado o Wine, Cedega, Crossover, pra fazer alguns testes. Alguns softwares Windows rodam em um e em outro não, o que realmente coloca o VMWare em boa vantagem na frente destes. Porém você ainda continua precisando de uma licença Windows, mesmo sob o VMWare, e esse é o ponto fraco (a não ser que você tenha a tal licença).
Adicionalmente, é um sofrimento usar impressoras no VMWare (principalmente com interface USB), e, nos casos que foram expostos seria imprescindível o uso das mesmas pra imprimir os recibos das atividades nos softs do governo. Não é impossível, mas não é tarefa mole configurar impressoras no Windows virtual do VMWare rodando sob linux. Então configuração por configuração eu acho melhor tentar com o Wine mesmo, que tem se mostrado melhor a cada dia (novas dlls., instruções, etc, pra rodar o máximo de aplicativos windows possível).

Porém na verdade eu acho mesmo que quem está errado é o governo, que não disponibiliza seus softwares para outros sistemas operacionais, o que já passou da hora de acontecer.

Se quiser trocar alguma idéia, dá um toque lá no "messenger", hehehe.

Abraço,

Jeider Moraes Damm
C. M. Afonso Cláudio - ES

"Angelo Marcondes de Oliveira Neto CPD (Câmara Municipal de Canrneirinho)" <infocamara at netsite.com.br> escreveu: Naum,

Geralmente, estes aplicativos (receita, caixa, tribunal de contas)
dependem de muitas dlls  e de outros aplicativos para rodarem, tipo
firebird, visual fox pro, visual basic. Entaum até por questao de não
ter que reinventar a roda a melhor maneira que achei foi emular o
windows sobre linux, para os casos ditos "impossíveis". O que facilita
muito, já que estes softs são atualizados todo, o que na maioria das vzs
ocasionaria uma nova reconfiguração do Wine.

Abraços

Angelo Marcondes de Oliveira Neto
Assessor de Informatica

MSN  infocamara at netsite.com.br
Google Talk angelomarcondes at gmail.com
Interlegis angelomarcondes at mensageiro.interlegis.gov.br
Skype  angelomarcondes
Telefones +5534 99641349, 91414287, 34541275, 34541284
www.camaracarneirinho.mg.gov.br
angelomarcondes.blogspot.com/

--
Comunidade GITEC