[gitec] Estrutura de Rede

Paulo Fernandes de Souza Jr. paulofernandes at interlegis.gov.br
Tue Apr 25 09:00:35 BRT 2006


Cristiano,

  Realmente você estava certo quando achou que estava postando no lugar
errado...rsrsrsrsrsrs. Lugar de HowTo é no Colab... Mas de qualquer
maneira, valeu pela grande colaboração.

[]s,

Paulo Fernandes
Programa Interlegis
Brasília - DF.


Em Seg, 2006-04-24 às 14:46 -0300, C.P.D. - Câmara Municipal de Timóteo
- MG escreveu:
> Boa tarde a todos!
> 
> Provavelmente estou postando o texto abaixo no local errado, mas a pedido (principalmente) do Juliano, de Domingos Martins, vou mandar por aqui mesmo.
> 
> Gostaria de discutir com todos sobre estrutura de rede, mas não a física, e sim as políticas e configurações empregadas nas Câsas. Esta discussão começou através do Mensageiro (e não MSN do Gitec) entre o Juliano e Eu, onde ele me contava das dificuldades que tinha em relação a backup e manutenção de sua rede. Quando comentei com ele como minha rede esta estruturada ele solicitou que enviasse este email para que pudessemos discutir, e quem sabe não começarmos a criar uma boa estrutura para todos, e principalmente para quem já vai ganhar os servidores do Interlegis.
> 
> Bem, vou falar de forma suscinta como minha rede foi criada, e espero contribuições para melhorá-la.
> 
> - Para começar não disponho de nenhum servidor, e sim PC´s normais com mais memória para usá-los como servidor (tudo isto por questões orçamentárias).
> 
> - Minha rede dispõe de um servidor de arquivos/login (athlon xp 2,6; 2 gb de ram, dois hd´s 76 GB scsci com espelhamento, e fita dat 20/40); um servidor de internet (configuração parecida, só que com 512 Mb RAM, e hd IDE 80GB), e a máquina do interlegis como servidor do SAPL.
> 
> - Possuo, nesta rede, em torno de 35 a 40 micros e uns 100 usuários.
> 
> - Das estações possuo ainda 5 usando o windows e o todo o restante usando CL10. As máquinas windows estão aqui devido aos programas administrativos, como folha, contabilidade, patrimônio e etc.
> 
> - A estrutura de pastas de usuários no servidor de arquivos esta disposta da seguinte maneira:
>      * /home/<nome_usuario>: Arquivos de usuários, e área usada pelo sistema operacional, e aplicativos para salvar configurações (permissão de leitura, escrita e execução apenas para o dono da pasta)
>      * /home/usuarios/<nome_usuario>: Arquivos de usuários (permissão de leitura, escrita e execução apenas para o dono da pasta)
>      * /home/grupos/<setor ou nome do verador>: Pasta usada para salvar arquivos comuns de trabalho dos setores/vereadores, onde todos os funcionários que estiverem ligados àquele grupo (setor) tem acesso de escrita, leitura e execução.
>      * /home/publico: Pasta comum a todos os usuários, serve para troca de arquivos entre os setores da câmara. Todos os usuários são aconselhados a não deixar arquivos nesta pasta, já que a mesma é de domínio público. Toda segunda feira uma rotina deleta todas as informações que estiverem nesta pasta.
> 
> - Todas as estações ligadas ao servidor de login/arquivos funcionam da seguinte maneira
>     * Com Conectiva Linux 10.0
>         + Quando um usuário faz login em uma estação é montada, com as devidas permissões já descritas, a pasta /home do servidor sobre a pasta home da estação, e configurado o Open Office e demais softwares para salvar/ler automáticamente na pasta /home/usuarios/<nome-do-usuario>. A montagem automática da pasta /home do servidor na estação serve para que o usuário não tenha que se preocupar com acesso a rede, tendo a impressão que as pastas estão na própria máquina de trabalho. Também é criado um link para as pastas do usuário, de grupo (setor) e publico no desktop, a fim de facilitar o acesso a elas.
> 
>     * Com Windows 2000 Professional
>        + Quando o usuário faz o login são mapeadas automaticamente as pastas para o usuário, ficando /home/usuarios/<nome_usuario> como K:, /home/grupos/<setor> como L:, e /home/publico como M:. É informado aos usuários que ainda usam o windows que caso queiram que seus arquivos sejam protegidos com backup, e estejam disponíveis em qualquer estação que logarem os mesmos devem ser salvos nas "pastas" acima citadas.
> 
> - Como todos os arquivos importantes são salvos no servidor o backup é realizado de forma simples, bastando copiar para fita a pasta /home do servidor.
> 
> - A fim de tornar a rotina de backup mais rápida e eficaz criamos três tipos de backup
> 
>   * Backup Mensal: Backup da pasta /home completa e também de arquivos de configuração do servidor (como a pasta  /etc). Este backup é realizado toda primeira segunda-feira do mês
>   * Backup Semanal: Backup da pasta /home completa. Realizada todas as demais segundas-feiras do mês
>   * Backup diário: Realizado de terça a sexta-feira. Backup apenas dos arquivos alterados no dia anterior, permitindo um backup mais rápido.
> 
> - A rotina de backup foi criada pelos funcionários daqui mesmo, e além do backup ainda englobam uma rotina de restore (onde o usuário informa o arquivo a restaurar), e um para localização de arquivos a serem restaurados (Esta rotina só é possível porque ao fazer o backup é gerado um catálogo com todos os arquivos que foram "backupiados", e a rotina faz a busca do nome do arquivo nestes catálogos, informando precisamente em que fita devemos procurar o arquivo para recuperação) .
> 
> Em linhas gerais são estas as atitudes tomadas para tentar dar mais dinamismo e segurança a nossa rede. Espero contribuir com outras Câmaras e espero também contribuições para que tudo possa ser melhorado e com isto melhorarmos a vida de nossos usuários.
> 
> Espero ter ajudado.
> 
> []´s
> 
> Cristiano Lage Campos
> Analista - C.P.D.
> CMTimóteo - MG
> (31)3847-4093
> 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Gitec