[gitec] Estrutura de Rede

C.P.D. - Câmara Municipal de Timóteo - MG cpd at camaradetimoteo.mg.gov.br
Mon Apr 24 15:21:01 BRT 2006


Opa Glauber!! Boa tarde!!!

esqueci de falar sobre isto.... hehehehe

Bem, vamos la... ´

1) Limpeza de pastas de usuários no Servidor:

    - Além da rotina que deleta a pasta /home/publico (esqueci de citar que não faço backup dela, para que as pessoas usem-na apenas como troca de informações, e não para salvar arquivos em lugar não seguro) todas as segundas feiras, 
    - Toda segunda feira também rodo uma rotina que percorre todo /home do servidor deletando arquivos de musica (*.mp3, *.wma, etc)
    - E monitoro constantemente o uso de HD, que já chegou quase a 90% e hoje esta estável entre 50 e 60%. Para variar criei outra rotininha que além de me dar a quantidade de uso de disco de um usuário, ou lista de usuários, permite um relatório completo de uso de hd por todos os usuários (Usuário e Percentual Usado do HD).
Ai ao invés de mexer nas pastas dos usuários deletando coisas antigas ou grandes procuro os usuários mais "famintos" e peço aos mesmos que façam uma limpeza, avisando que caso ela não seja feita eu a farei. Tento não ser muito invasivo, numa (rara) Política de Boa Vizinhança.
     - Outra coisa é a gravação das reuniões no plenário que pedi uma máquina só para ela, tirando as gravações do servidor.
     - Esta máquina tem processador de 2,4, 512 de ram, e dois hd´s ide (um com 80 e outro com 120 ou 160 GB acho), além de gravador de DVD e fica a cargo do operador que faz a gravação da reunião a realização de backup´s dela.

Espero ter ajudado.

[]´s

Cristiano Lage Campos
Analista - C.P.D.
CMTimóteo - MG
(31)3847-4093





----- Original Message ----- 
From: Glauber Francisco Alves 
To: Grupo de Trabalho Interlegis de Tecnologia 
Sent: Monday, April 24, 2006 3:07 PM
Subject: Re: [gitec] Estrutura de Rede


Caro Cristiano,


Aproveitando o belo manual que mandou, gostaria de saber como trata da limpeza das pastas de usuários no servidor. Já que um dos grandes problemas é a "inflação" do espaço alocado nos servidores e a dificuldade em ter que "trabalhar" com arquivos alheios. Além do maldito (ou bendito) problema das mp3 nas pastas!...rs Limita tamanho de arquivos ou cotas para usuários?
Seria interessante que o GITEC discutisse tais políticas, porque quem nunca passou por isso, provavelmente vai se deparar com esse "bicho" pelo caminho.

[]´s

Glauber F. Alves


"C.P.D. - Câmara Municipal de Timóteo - MG" <cpd at camaradetimoteo.mg.gov.br> escreveu:
Boa tarde a todos!

Provavelmente estou postando o texto abaixo no local errado, mas a pedido (principalmente) do Juliano, de Domingos Martins, vou mandar por aqui mesmo.

Gostaria de discutir com todos sobre estrutura de rede, mas não a física, e sim as políticas e configurações empregadas nas Câsas. Esta discussão começou através do Mensageiro (e não MSN do Gitec) entre o Juliano e Eu, onde ele me contava das dificuldades que tinha em relação a backup e manutenção de sua rede. Quando comentei com ele como minha rede esta estruturada ele solicitou que enviasse este email para que pudessemos discutir, e quem sabe não começarmos a criar uma boa estrutura para todos, e principalmente para quem já vai ganhar os servidores do Interlegis.

Bem, vou falar de forma suscinta como minha rede foi criada, e espero contribuições para melhorá-la.

- Para começar não disponho de nenhum servidor, e sim PC´s normais com mais memória para usá-los como servidor (tudo isto por questões orçamentárias).

- Minha rede dispõe de um servidor de arquivos/login (athlon xp 2,6; 2 gb de ram, dois hd´s 76 GB scsci com espelhamento, e fita dat 20/40); um servidor de internet (configuração parecida, só que com 512 Mb RAM, e hd IDE 80GB), e a máquina do interlegis como servidor do SAPL.

- Possuo, nesta rede, em torno de 35 a 40 micros e uns 100 usuários.

- Das estações possuo ainda 5 usando o windows e o todo o restante usando CL10. As máquinas windows estão aqui devido aos programas administrativos, como folha, contabilidade, patrimônio e etc.

- A estrutura de pastas de usuários no servidor de arquivos esta disposta da seguinte maneira:
* /home/: Arquivos de usuários, e área usada pelo sistema operacional, e aplicativos para salvar configurações (permissão de leitura, escrita e execução apenas para o dono da pasta)
* /home/usuarios/: Arquivos de usuários (permissão de leitura, escrita e execução apenas para o dono da pasta)
* /home/grupos/: Pasta usada para salvar arquivos comuns de trabalho dos setores/vereadores, onde todos os funcionários que estiverem ligados àquele grupo (setor) tem acesso de escrita, leitura e execução.
* /home/publico: Pasta comum a todos os usuários, serve para troca de arquivos entre os setores da câmara. Todos os usuários são aconselhados a não deixar arquivos nesta pasta, já que a mesma é de domínio público. Toda segunda feira uma rotina deleta todas as informações que estiverem nesta pasta.

- Todas as estações ligadas ao servidor de login/arquivos funcionam da seguinte maneira
* Com Conectiva Linux 10.0
+ Quando um usuário faz login em uma estação é montada, com as devidas permissões já descritas, a pasta /home do servidor sobre a pasta home da estação, e configurado o Open Office e demais softwares para salvar/ler automáticamente na pasta /home/usuarios/. A montagem automática da pasta /home do servidor na estação serve para que o usuário não tenha que se preocupar com acesso a rede, tendo a impressão que as pastas estão na própria máquina de trabalho. Também é criado um link para as pastas do usuário, de grupo (setor) e publico no desktop, a fim de facilitar o acesso a elas.

* Com Windows 2000 Professional
+ Quando o usuário faz o login são mapeadas automaticamente as pastas para o usuário, ficando /home/usuarios/ como K:, /home/grupos/ como L:, e /home/publico como M:. É informado aos usuários que ainda usam o windows que caso queiram que seus arquivos sejam protegidos com backup, e estejam disponíveis em qualquer estação que logarem os mesmos devem ser salvos nas "pastas" acima citadas.

- Como todos os arquivos importantes são salvos no servidor o backup é realizado de forma simples, bastando copiar para fita a pasta /home do servidor.

- A fim de tornar a rotina de backup mais rápida e eficaz criamos três tipos de backup

* Backup Mensal: Backup da pasta /home completa e também de arquivos de configuração do servidor (como a pasta /etc). Este backup é realizado toda primeira segunda-feira do mês
* Backup Semanal: Backup da pasta /home completa. Realizada todas as demais segundas-feiras do mês
* Backup diário: Realizado de terça a sexta-feira. Backup apenas dos arquivos alterados no dia anterior, permitindo um backup mais rápido.

- A rotina de backup foi criada pelos funcionários daqui mesmo, e além do backup ainda englobam uma rotina de restore (onde o usuário informa o arquivo a restaurar), e um para localização de arquivos a serem restaurados (Esta rotina só é possível porque ao fazer o backup é gerado um catálogo com todos os arquivos que foram "backupiados", e a rotina faz a busca do nome do arquivo nestes catálogos, informando precisamente em que fita devemos procurar o arquivo para recuperação) .

Em linhas gerais são estas as atitudes tomadas para tentar dar mais dinamismo e segurança a nossa rede. Espero contribuir com outras Câmaras e espero também contribuições para que tudo possa ser melhorado e com isto melhorarmos a vida de nossos usuários.

Espero ter ajudado.

[]´s

Cristiano Lage Campos
Analista - C.P.D.
CMTimóteo - MG
(31)3847-4093

-- 
Comunidade GITEC
http://colab.interlegis.gov.br
http://genesis.interlegis.gov.br

Para pesquisar o histórico da lista visite:
http://genesis.interlegis.gov.br/tecnologia/lista

Para administrar sua conta visite:
http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gitec




Glauber Francisco Alves
Eng. de Produção
Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto


--------------------------------------------------------------------------------
Yahoo! Messenger com voz - Instale agora e faça ligações de graça. 


--------------------------------------------------------------------------------


-- 
Comunidade GITEC
http://colab.interlegis.gov.br
http://genesis.interlegis.gov.br

Para pesquisar o histórico da lista visite:
http://genesis.interlegis.gov.br/tecnologia/lista

Para administrar sua conta visite:
http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gitec



--------------------------------------------------------------------------------


No virus found in this incoming message.
Checked by AVG Free Edition.
Version: 7.1.385 / Virus Database: 268.4.5/322 - Release Date: 22/04/2006



Mais detalhes sobre a lista de discussão Gitec