[gitec] Sobre rede wireless

Heitor Mayer - Informatica Câmara Municipal de Sorocaba informatica at camarasorocaba.sp.gov.br
Wed Apr 19 12:08:36 BRT 2006

Prezado Luciano.

As minhas dúvidas são as seguintes :

Tenho algumas máquinas windows 98 aqui na Câmara. Existe algum problema com
relação à tecnologia de placas PCI wireless preparadas para windows 98 no
que diz respeito a protocolo de criptografia, ou todas as placas PCI
wireless estão preparadas para trabalhar com diferentes tecnologias como a
CISCO por exemplo, e com diferentes protocolos de criptografia.

Qual o protocolo de criptografia que vocês usam aí na Câmara de Catanduva?
Vocês estão utilizando o protocolo RADIUS para autenticação no servidor?
Tenho informações de que é importante se ter um Access Point que possua a
caracteristica de gerenciamento de área de cobertura, como por exemplo os AP
da CISCO. Gostaria de saber, se possível, se vocês configuram a área de
cobertuda de cada AP, e se vocês utilizam AP com canais 1, 6 e 11, e se
vocês intercalam os APs com diferentes canais para que não ocorra
interferência de um AP em outro.
A tecnologia da 802.11 que vocês utilizam é a 802.11a,802.11b,802.11g ou
802.11g+?

Quando é implementado um AP para a cobertura de uma área específica,
usando-se uma tecnologia 802.11g de 54Mbits/seg, ocorrem reclamações por
parte dos usuários com relação à velocidade de navegação na Internet, quando
um dos usuários da área começa a utilizar uma grande parte da banda de 54Mb
disponível?

Vocês utilizam a tecnologia POE (Power Over Ethernet), para que os AP
recebam energia através de cabos ethernet, ou vocês ligam cada AP a uma
tomada?

Quais as tecnologias que vocês têm empregadas para a segurança da rede
wireless aí? Estou me referindo a protocolos de autenticação, protocolos de
criptografia, certificado digital, etc....

Muito Obrigado

Heitor Mayer - Analista de Sistemas