[gitec] compartilhamento de impressora linux p/linux

Luciano De Fázio luciano at camaracatanduva.sp.gov.br
Thu Apr 6 13:30:18 BRT 2006

Sérgio,

A instalação padrão do CUPS apenas responde a conexões via IPP local
(Internet Printing Protocol - Protocolo de Impressão via Internet). No
presente momento você terá que editar o arquivo em /etc/cups/cupsd.conf
para tornar o seu servidor de impressão disponível para as outras
máquinas na rede.

Existem duas coisas que podem ser modificadas na estação onde a
impressora está conectada.

    * A linha que está escrito "Listen 127.0.0.1:631" pode ser
      substituída por "Port 631", que está comentada logo acima no mesmo
      arquivo, para que toda a rede possa ser coberta, ou, se você tem
      uma configuração mais complexa e não deseja que toda a rede seja
      coberta pelo servidor de impressão, poderá adicionar uma linha com
      o comando "Listen" com cada endereço de IP que desejar abrir a
      impressão. Mas deixar apenas a opção "Port 631" irá funcionar
      melhor para o início dos procedimentos.
    * Há um grupo de linhas que limitam o tráfego que será recebido pelo
      servidor. Por padrão o servidor apenas permite a comunicação via
      loopback (que é o endereço local 127.0.0.1). Você poderá adicionar
      endereços de IP individuais em cada linha com o comando "Allow",
      ou todo o bloco de sua rede, de acordo com os números que você
      utiliza, seguido com o asterisco para cobrir a faixa completa,
      como mostra o exemplo abaixo:

<Location />
Order Deny,Allow
Deny From All
Allow From 127.0.0.1
Allow From 192.168.0.*
</Location>

Então além da interface local (127.0.0.1), a rede inteira iniciada em
192.168.0. irá ser coberta pelo servidor de impressão.

Se você desejar que uma estação de outra rede possa utilizar a
impressora, então basta adicionar outros IPs ou blocos de redes inteiras
com o comando "Allow From".

Depois de terminar a edição do arquivo cupsd.conf, reinicie o serviço do
cups digitando este comando no terminal, como root ou utilizando sudo:

/etc/init.d/cupsys restart

Para imprimir das estações Linux para seu servidor cups, terá que
adicionar manualmente a nova impressora através do Painel de Controle,
usando na instalação URL da impressora como localização:

ipp://<ip_do_servidor>/printers/<nome_da_impressora>, e depois escolher
o modelo correto da impressora e seu driver.

Por exemplo, se o endereço ipp://192.168.0.1/printers/LaserJet3200m for
usado, então a impressora conectada está no endereço 192.168.0.1 e o
modelo é LaserJet3200m. No exemplo exemplo acima, o <nome_da_impressora>
deve ser exatamente o mesmo do servidor que está com a impressora
conectada. Cerfique-se com certeza de que o nome da impressora está
correto antes se preocupar.

Limitando as impressoras nos clientes

Existe mais uma opção, caso o cliente possua mais de uma impressora na
rede mas deseje limitar a estação para imprimir em apenas uma delas,
editando para isso a linha do "ServerName" no arquivo
/etc/cups/client.conf, presente na configuração da estação (não mexa no
servidor).

Por exemplo, você deverá editar o arquivo e mudar o nome do servidor
como está abaixo:

ServerName <seu_servidor_cups>

Então se a linha for "ServerName 192.168.0.1", a estação irá funcionar
apenas para a impressora LaserJet3200m citada acima, e não poderá
imprimir em um outro servidor de impressão mesmo estando na mesma rede.

Depois de ter gravado as mudanças, saia do editor de textos e reinicie o
serviço cups na estação cliente executando o comando em root:

/etc/init.d/cupsys restart

Não se esqueça de que estas alterações no cliente só são necessárias
caso você deseje proibir a impressão em uma outra máquina que contenha
outra impressora compartilhada, caso contrário ela é desnecessária.

Abraços,

--
Luciano De Fázio
Coordenador de Informática e Tecnologia