[gitec] Leitura de Dados

Paulo Fernandes de Souza Jr. paulofernandes at interlegis.gov.br
Mon Apr 3 18:07:20 BRT 2006

  Allan,

   O Gnome/Ubuntu usa o UTF-8 como codificação padrão de caracter.
Existem formas de mudar isto, para os aplicativos, mas eu não recomendo.
Eu também já tive este problema, inclusive com arquivos que vem do
Rwindows. Existem  utilitários, como o recode e o iconv, que permitem a
recodificação dos caracteres no conteúdo do arquivo. Para trocar no
nome, eu adaptei um script que achei na internet, mas não tenho aqui
comigo, só em casa. Amanhã eu ponho na lista.

[]s,

Paulo Fernandes
Programa Interlegis
Brasília - DF