[Gitec] Dificuldade de migracao

Paulo Fernandes de Souza Jr. paulofernandes at interlegis.gov.br
Mon May 16 15:32:12 BRT 2005

Marinalva,

   Esta é uma situação com a qual teremos que conviver ainda por muito
tempo. Infelizmente o software livre ainda não é uma realidade em todas
as áreas de aplicação, e a burocracia e o comodismo
( http://br-linux.org/linux/?q=node/821 ) por vezes impede sua maior
difusão. Não sei de outros órgãos, mas fiquei um pouco surpreso quanto
ao Banco do Brasil. Sei que lá ainda existem sistemas proprietários, mas
tenho acompanhado diversas notícias sobre o empenho do BB em migrar para
software livre ( http://br-linux.org/linux/?q=node/816 ).
Além disto tenho um amigo lá que já me disse que o Vice-Presidente de
Tecnologia quer transformar o BB em uma referência internacional em
adoção do Software Livre. Vamos esperar.

    Por aqui, para solucionar estes problemas, o que temos feito é
implantar um servidor com RWindows, aonde os programas necessários são
instalados e aqueles que precisam, acessam este servidor pelo programa
rdesktop. Você ainda tem que comprar umas licenças para X acessos
simultâneos através do Terminal Server do windows (ou fica limitado a
dois acessos em modo administrador), mas acho que vale a pena.

[]s,

Paulo Fernandes.