[Gitec] Re:Divulgacao do SAPL

C.M.de Arapiraca cvarapiraca at uol.com.br
Thu May 12 16:54:18 BRT 2005

> Helio,
>

> E ai amigo tudo bem? Famoso agapiraca!
>

> Estou querendo fazer um trabalho de divulgação do SAPL aqui na região e
> sei que você esta fazendo um belo trabalho ai na sua região, e gostaria
> saber de você com você fez, dicas, e mais.
>

> Aguardo,
>

> Allan Hosken de Sá Moraes
> Câmara Municipal de Ouro Preto
> allan at cmop.mg.gov.br
> http://www.cmop.mg.gov.br
> (31) 3551-1110 Ramal 234

Grande Alan,

Terei o maior prazer em ajudar vcs a divulgarem este maravilhoso produto que é o SAPL.
Inclusive eu já estou em fase final de elaboração de uma cartilha que se entitula "O SAPL e a sociedade - como envolver a sua comunidade na manutenção do SAPL" que  mostra passo a passo os erros e acertos da nossa experiência aqui na região. A procura pelo SAPL aqui na nossa região tem aumentado de maneira assustadora, e vislumbro um futuro muito animador para o Legislativo aqui em minha região.
Alan o primeiro passo que vc pode dar é identificar dentro da tua comunidade aquele agentes que são, por natureza, seus aliados, que precisam do conteúdo do SAPL para o seu trabalho - advogados/OAB, juízes, secretários de governo, gestores públicos, professores etc.
Com estas informações em mãos, você usa todos os contatos que vc e/ou a Casa tem - incluindo os vereadores - e logo você vai achar algúém que trabalha e/ou é membro da OAB por exemplo, aí você articula com esta pessoa a possibilidade de fazer uma demonstração em uma das reuniões da entidade, ou manda uma correspondência para eles - aqui nós elaboramos uma cartilha que ensina como usar o sistema, que distribuímos aos presentes em todas as nossas apresentações.
Outra estratégia que funcionou aqui conosco foi ocupar a mídia - aqui em nossa cidade a mídia mais forte é o rádio - para divulgar o sistema. Outra idéia muito boa e barata é o uso de carros de som percorrendo toda a ciadade dando ciência da existência do sistema, para quê ele serve, como a população pode acessá-lo etc...
É imprescidível que você envolva o presidente nesta empreitada pois o prestígio dele na cidade pode abrir muitas portas que facilitarão o teu trabalho, e faça com que ele perceba que ele será o maior beneficário, pois nos tempos atuais a sociedade está "sedenta" eu diria quase obcecada, sobretudo os mais jovem, por "transparência" nas ações e decisões públicas. É importante que o presidente saiba que se ele não fizer agora ele correrá o risco de ver o seu adversário fazer amanhã. Se é inevitável, por que não fazer já ? e ser pelo resto da vida identificado como o homem que "abriu as portas" da Câmara e/ou Assembléia, e tirar dividendos políticos disto, o que acho bastante legítimo.
Mais um conselho, se não puder envolver completamente os parlamentares !!!!!! FAÇA VOCÊ MESMO !!!!!!!, que ao aparecer os primeiros resultados das suas ações logo, logo, aparecerão outros que te ajudarão.
Posso enviar para você algumas cópias da nossa cartilha que podem ser úteis para inspirarem vcs aí. E posso também mandar as nossas mensagens de áudio que utilizamos nas rádios e nos carros de som.
Assim que eu concluir a Cartilha que estou terminando vou coloca-la a disposição para a comunidade, pois espero q ela sirva de inspiração para que cada casa encontre o seu próprio caminho.

Abraço
Hélio Teixeira
Arapiraca - AL

AntiPop-up UOL - É grátis!