Re: [Gitec] Sessão ao vivo na net

Jeider Moraes Damm jeiderm at yahoo.com.br
Fri Aug 12 16:02:37 BRT 2005

Thiago,

Ainda tem que analizar de onde vc transmitirá isso.
Por exemplo, dentro de uma rede será difícil (com
conexão rádio, por exemplo). Então a não ser que vocês
tenham um IP externo será complicado.

Qto às perguntas:
1 - A configuração ideal seria cara, pois existem
equipamentos profissionais pra fazer isso. Mas pra
produção com fins de exposição na internet um
equipamento simples dá conta tranquilo. Como placa de
captura eu recomendaria uma Pinnacle (aqui usamos o
modelo PCTV Stereo NTSC, com suporte nativo pra MPEG
2) ou Pixelview Pro, mas pode ser usada aquela
Hauppauge que veio acompanhando o micro doado pelo
Interlegis, sem problemas. Acho que a captura dela
alcança os 320x240, o padrão ideal pra transmitir pela
net. O micro eu recomendaria ser com um processador
Intel Pentium 4, que tem um desempenho melhor pra
produção de vídeo, com umas tecnologias a mais.
Velocidade quanto maior melhor, mas acima de 1,3GHz se
trabalha muito bem. Memória ao menos 512, pra produzir
legal, mas já trabalhei com metade disso aí. HD de 40
ou acima seria bom, pra você poder fazer a captura sem
compressão (o que utiliza muito espaço em disco, mas
depois te permite manipular muito facilmente o vídeo e
fazer uma compressão final com ótima qualidade).
2 - Cabos, bem, não conheço esse modelo de câmera, mas
geralmente todas tem uma saída de S-VIDEO e saídas RCA
de áudio e vídeo. Aqui na Câmara nós só pegamos a
imagem da filmadora e o áudio vem direto da mesa de
som, o que aumenta enormemente a qualidade. Acho que
com isso vc não terá problemas. Essas placas de
captura tem essas entradas mencionadas acima.
3 - Spftware ideal.. essa parte já é mais complicada.
Se for pra Windows, recomendo o Helix Producer e em
seguida o Windows Media Encoder. Se for pra Linux,
recomendo MESMO usar o Helix.

Espero que te ajude aí.

Jeider Moraes Damm
C. M. Afonso Cláudio - ES

--- Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim