[Gitec] Re-Backup SAPL

Jean Rodrigo Ferri jeanferri at interlegis.gov.br
Tue Apr 19 10:09:13 BRT 2005

Márcio Vilas Boas escreveu:

Olá Marcio,

> Caro Allan,
> Como já tinha respondido e não vi publicado na lista(não sei o que
> aconteceu) respondo de novo:
>
> Na verdade não é um script propriamente dito. Apenas automatizei alguns
> comandos para faciltar
> nossa vida. Ficou assim::
>
> *#*!/bin/bash
> echo "inicio da copia do Data.fs" >> /root/backup.txt
> date >> /root/backup.txt
> cp /usr/local/interlegis/Zope-2.7.0-sapl/var/Data.fs
> /mnt/dados/Data.fs`date +%Y_%m_%d`
> echo "fim da copia do Data.fs" >> /root/backup.txt

Backups "quentes" do Data.fs podem ser perigosos, você pode copiar o
banco justamente em um momento de escrita, isso corromperia o arquivo.

Uma alternativa, sem parar o ZServer, seria invocar um pack no Zope e
copiar o arquivo Data.fs.old como backup. Um exemplo de como fazer isso
via script está em http://www.plope.com/Books/2_7Edition/MaintainingZope.stx

Outra alternativa bem interessante, para backups quentes, é o uso do
script repozo.py, seguem dois links que falam sobre isso:

http://plope.com/Members/chrism/repozo
http://zettai.net/Support/Howto/repozoHowto

Abraço!

--