[Gitec] Proposições

Fernando Ciciliati Jr. fernandociciliati at interlegis.gov.br
Tue Oct 26 18:39:54 BRST 2004

Boa tarde Juliano,

    Só para padronizar um pouco a nossa terminologia usada no SAPL:

      * Proposição: É um documento, criado por algum usuário com o
perfil de "Autor",
que é considerado como documento particular desse autor até o momento em
que ele
faça o envio dessa proposição pelo sistema. Um autor pode "rascunhar" um
monte de
proposições, sem nunca enviá-las; nesse caso só esse autor terá acesso a
elas. Quando
ele decide enviar uma proposição, então ela se torna disponível  para
ser aceita
(recebida) por um usuário com o perfil de "operador" ou de "operador
materia".

       * Recebimento da proposição: Quando um usuário com o perfil de
"operador" ou
de "operador materia" faz o recebimento de uma proposição (digitando o
código
da proposição que foi impresso no recibo), essa proposição passa a ser
um documento
legislativo. Esse ato de recepção da proposição é similar ao trabalho do
protocolo
legislativo ao receber um documento em papel. Nessa mesma operação de
recepção,
o SAPL permite que seja criada a matéria legislativa que corresponderá a
essa proposição.
Uma vez informados os dados da matéria legislativa, ao clicar no botão
"salvar",  o
sistema cria o registro da matéria e "amarra" a proposição que foi
apresentada
a essa matéria.
Agora, o que acontece se, após essa operação, a matéria for excluída?
O registro da matéria é excluído da base, a "amarração" é quebrada, e essa
proposição fica "solta" no sistema. Isso é uma "proposição recebida, mas
não aproveitada".
Isso deve ser uma situação temporária. Você deve criar um novo registro
de matéria
(agora entrando no cadastro de matérias legislativas), e informar, como
texto integral,
uma proposição (que vai aparecer na caixa de seleção).

   Será que você excluiu alguma matéria que estava vinculada a proposição?

   De qualquer forma, vou dar uma olhada geral no sistema.

SDS,
Ciciliati.