[Gitec] sapl 2.0

Fernando Ciciliati fernandociciliati em interlegis.gov.br
Terça Março 30 16:27:09 BRT 2004

Caro Helder,

        Estamos preparando um ambiente no COLAB
(http://genesis.interlegis.gov.br)
para que a Comunidade possa explorar melhor esse novo recurso do SAPL,
o editor em XML.

        Criar a proposição em XML tem diversas vantagens interessantes:

        * É possível definir um modelo de estrutura (XSD) para cada tipo
de documento,
que orientará o usuário no momento da digitação da proposição, fazendo
com que o
documento criado tenha uma estrutura válida e padronizada;

        * Os dados do documento são armazenados em XML, o que permite um
melhor
tratamento computacional para indexação, consolidação, compartilhamento,
transformação
em formatos diversos, etc.;

        * Para cada tipo de documento, podemos ter diversos modelos de
visualização (XSLT), que permitem que o mesmo documento seja apresentado em
diferentes modos de exibição.

        Esse módulo foi concebido de modo a ser o mais flexível
possível. Assim, cada
Casa Legislativa pode ter o seu próprio conjunto de XSDs (modelos de
estrutura) e
XSLTs (modelos de apresentação). Até a aparência do próprio editor de
proposições pode
ser modificada.

        Enquanto esse ambiente no COLAB não está concluído, estamos deixando
disponível para testes um ambiente provisório, no endereço:

              http://sapldemo.interlegis.gov.br/Editor

        Para ter acesso a esse ambiente, utilize o seu username (helder)
e senha do
COLAB.

        Os demais membros da Comunidade que tiverem interesse em testar esse
ambiente, podem utilizar como login:"zzz" e senha :"zzz", para trabalhar na
área aberta. Caso prefiram possuir uma área reservada, é só me passar um
e-mail solicitando a habilitação da sua conta COLAB nesse ambiente.

        O modelo que está mais desenvolvido até agora é o de Projeto de
Lei, realizando
inclusive a numeração automática dos dispositivos.

Um abraço,
Ciciliati.

Fernando Ciciliati Jr.
INTERLEGIS - STC