[Gitec] Transmissão de imagem para internet

Luciano De Fázio luciano at camaracatanduva.sp.gov.br
Wed Dec 8 15:01:59 BRST 2004

Olá, Cristiano.

/Streaming/ é um mecanismo de distribuição de conteúdos de tipo
multimédia (video, audio, animações) através de uma rede corporativa ou
através da Internet, até um visualizador (player) localizado no PC do
utilizador final.

Os conteúdos a distribuir em modo /streaming/ são caracterizados pela
possibilidade de serem visualizados de forma quase imediata conforme vão
sendo codificados, de maneira que o cliente não necessite esperar seu
descarregamento completo. Por esta razão, o /streaming/ é utilizado em
muitos casos para a emissão de eventos ao vivo, em nosso caso das
sessões legislativas. Pode ser utilizado também para emissão contínua de
programas de televisão e rádio.

Existe também a possibilidade de armazenar os conteúdos multimídia em um
servidor corretamente configurado e servir sob demanda quando um cliente
os solicite, tantas vezes quantas o desejar. É o denominado conteúdo
/on-demand/, utilizado por exemplo para a retransmissão de sessões
anteriores.

Bem, em termos de equipamento pode ser utilizada estação de trabalho
fornecida pelo Programa Interlegis, que já dispõe de uma placa de
captura de vídeo. É claro que, como estamos falando de vídeo, há a
necessidade de uma filmadora para captar as imagens; mas para isso pode
ser feito até com uma webcam com conexão USB.

Nós, em Catanduva, utilizamos o formato Real Media para gravar e
transmitir as sessões, com os softwares:

Helix DNA Producer - no computador ao qual está conectado uma fonte de
vídeo e/ou áudio (câmera, mesa de vídeo), responsável pela captação e
codificação do conteúdo capturado no formato Real Media (neste caso
também há uma versão para windows)

Helix DNA Server - no servidor, responsável pela distribuição ao vivo e
armazenamento das sessões anteriores (versão somente para Linux)

Ambos os aplicativos podem ser utilizados independentemente de pagamento
de despesas com aquisição ou licença de uso, bastando se cadastrar no
Portal da Comunidade Helix para sua obtenção, inclusive com seu
código-fonte.

O endereço da Helix Community: http://helixcommunity.org

É uma satisfação poder colaborar com a Comunidade Legislativa.

Abraço,

--
Luciano De Fázio
Coordenador de Informática e Tecnologia