RE: [Gitec] migração OPEN OFFICE

Ricardo Ferraz rwferraz at hotmail.com
Tue Dec 7 12:18:45 BRST 2004

Amigo Thiago,

A utilização do Office depende muito da sua Casa Legislativa, para iniciar,
você terá que fazer um levantamento de todo o seu parque da seguinte forma:(
uma tabela)

Unidade Adm - Processador - Ram-	Hd- Placa de rede-Suíte( office)-Utiliza
Acess

Depois de fazer esse levantamento você poderá pesquisar na internet alguns
órgãos do governo federal que utilizam software livre ( interlegis ) e
matérias relacionadas a utilização do software livre e o impacto em relação
a diminuição do gasto caso a sua casa venha adotar, pois uma licença do
Office custa em média R$ 600,00 sem falar no sistema operacional. É
importante também avaliar se nos departamentos existe algum programa
desenvolvido em access ou algum sistema que só rode no windows. Se a
resposta for sim, você simplesmente procura saber a necessidade e a
importância para a casa e se existe a possibilidade de fazer o sistema rodar
no linux.
Ao término disso tudo você faz um relatório para a direção da sua Câmara
explicitando os Custos X Benefícios que eles teram com o openoffice, da
seguinte forma:

Gastos: POR MÁQUINA
Licença do Office –Licença do Sistema Operacional –OpenOffice
  R$ 600,00 	R$ 699,00	                                0

Depois de apresentar esse relatório, juntamente com uma apresentação bem
eleborada ( de preferência no Power Point ), você faz sugestão para Migração
do openoffice e Linux ( caso deseje). É importante levar para cada membro da
Direção matérias relacionadas ao tema.
A partir daí você solicita para fazer uma outra  apresentação para os
departamentos e gabinetes sobre software livre ( linux – OpenOffice ) e
mostra a realidade, evidenciando que os mesmos têm funções semelhantes e que
iram atender a necessidade  de todos, fala que uma máquina instalada o linux
é impossível receber vírus, então você neste caso estará eliminando uma
despesa que é anti-vírus, que atualmente custa em torno de R$ 80,00 ( Trend
) por máquina isso se for instalado nos servidores. Com a aceitação da
Direção você vai instalando gradualmente nos departamentos e sempre esteja
sempre preparado para eventuais dúvidas que certamente irão surgir.

Um abraço.

Sds,

Ricardo Ferraz
Diretor de Informática da Câmara Municipal do Recife
81 99416698
81 33011268