[Gitec] Backup

mauricio at cmop.mg.gov.br mauricio at cmop.mg.gov.br
Fri Dec 3 10:28:31 BRST 2004

Pessoal achei interessante esse relato e resolvi enviar para voces:

O que vou relatar aqui, foi um fato verídico e aconteceu comigo. Vou
trancrevê-lo no intuito de mostrar como todos podem ajudar a estimular o
mercado fornecedor de software, à se adequare ao novo modelo, que é a
geração de soluções para software livre. Vamos lá.

Estava eu em casa, por volta das 09h da manhã, depois de mais uma
madrugada de trabalho que foi até às 03h quando o telefone toca procurando
o titular da linha telefônica , onde me coloquei como tal. Do outro lado
da linha uma vendedora utilizando o telemarketing, me informa que ela é de
um instituto (do qual não me lembro o nome), que me diz que eu tinha sido
comtemplado, como uma das 50 pessoas da região a receber sem custos, uma
coleção em CD-ROM (multimídia), segundo ela feito pela Fundação Roberto
Marinho.

Eu, que nunca ganhei nada, nem em rifa de igreja, fui deixando ela falar.
E acrescenta perguntando se eu tinha computador em casa, respondi
positivamente. Pergunta ainda se tenho filho. Digo que sim. Ela afirma que
será perfeito para mim, que esta obra continha informações sobre:
matemática, português, ciências, cultura, evangélio, ecologia etc, que
permitia o acesso a vários dados interessantes.

Me disse que este material estava a venda na Bienal do Livro em São Paulo
por mais de R$ 1.000,00 e que eu a receberia, somente pagando os custos do
transporte. Sendo assim, fiz uma relação com as soluções livres, onde só
pagaria o serviço de deslocamento.

Continuando com o seu trabalho, ela me informou que no próximo sábado, o
caminhão da transportadora estava na minha cidade, Rio das Ostras, e me
perguntou qual seria o melhor horário para recebê-los.

Até aqui tudo bem. Foram mais ou menos 15 minutos de ligação. Veio então a
pergunta que não quer calar: Roda em Linux? Ela respondeu: Você não
precisa de nenhuma programação no seu computador. (Aí percebi que ela não
entendia do que estava vendendo).

Depois de algum tempo, ela pediu que aguardasse na linha que ia verificar.
Paguei para ver.

Em cerca de dois minutos ela me informou: “necessita de windows 98 ou
superior”.

Foi aí que fiz questão de falar para a atendente, quanto custaria para mim
uma licença de windows 98, ou melhor, seu superior. Que seria mais caro
que o transporte do material que tentava vender. Que com toda certeza a
sua coleção de CD-ROM, me seria mais útil, me traria mais informações que
o sistema operacional. Acrescentei dizendo que não usava o software
pirata.

Ela entendeu que o produto não me serviria, e disse que me ligaria assim
que uma nova edição estivesse disponível.

Caros amigos. Alguém deve estar falando que estou indo contra o padrão,
contra 90% do mercado. Mas quero aqui apresentar uma nova maneira de ver
as coisas.. Eu poderia até comprar se funcionasse em linux. Der qualquer
maneira, o telemarketing, perdeu a venda sem eu precisar dizer não. Eles
não tinham um produto que atendesse ao cliente.
Se até o meu filho, de 4 anos, usa o linux, por que eles não podem
desenvolver soluções que me atendam. Estou aqui convidando a todos os
leitores para uma nova empreitada. Se mesmo aqueles que usam windows, até
que para fugirem do telemarketing, falarem que não podem comprar, pois
usam linux, em pouco tempo, as empresas de títulos em CD-ROM, vão começar
a desenvolver produtos multiplataformas, até para evitar esta desculpa. E
ainda podem argumentar: Você já não gastou com o sistema operacional? Os
fornecedores podem até fazer em LIVRE-CD, que pode funcionar até mesmo em
computadores sem sistema operacional. Imagina o quanto isso seria
interessante para escolas e principalmente bibliotecas, só se precisaria
de um computador.

Isso é modelo de negócio. Isso gera emprego. Isso gera negócio. Vamos
trabalhar por um mundo mais livre