[Gitec] SAPL e Conectiva 9

Paulo Fernandes de Souza Jr. paulofernandes em interlegis.gov.br
Sexta Abril 16 09:44:08 BRT 2004

Adinan,

  Estamos fazendo testes com o CL9 em duas versões. A primeira é a
instalação mínima (creio que só usa o primeiro CD de quatro) e a segunda
é a instalação padrão do Interlegis, que é feita nos equipamentos
distribuídos para as Casas.

  Encontramos alguns problemas de versão de bibliotecas, especialmente a
glibc, que é uma biblioteca base do sistema linux, quer dizer, presente
em qualquer distribuição. O que acontece é que nas nossas estações de
desenvolvimento, apesar de termos instalado o CL9 já fizemos várias
atualizações então a versão da glibc sob a qual compilamos os programas
é mais avançada do que aquela encontrada originalmente no CL9.

  Bom, tem uma maneira de resolver isto relativamente fácil que é
fazendo um update no sistema, através do APT. O APT e sua interface
gráfica Synaptic são sistemas de manutenção e distribuição de pacotes
que todo administrador de sistemas Conectiva Linux deve conhecer. Aqui
no Interlegis nós mantemos um espelho do CL que facilita muito a
manutenção de nossos sistemas atualizados. Para usá-lo basta substituir
o arquivo /etc/apt/sources.list pelo arquivo que estou enviando anexo.
Os comandos para atualizar o sistema são:

1) Abra uma sessão do terminal

2) Como root digite:

   apt-get update
     (vai buscar no servidor interlegis a lista de pacotes a serem
atualizados)

   apt-get upgrade
     (vai buscar no servidor interlegis os pacotes atualizados e
proceder a sua instalação).

  É simples, não? Bom, dependendo da sua conexão isto pode demorar um
pouco. O APT também serve para instalar outros pacotes que ainda não
tenham sido instalados. Qualquer problema na sua utilização não se
acanhem em perguntar.

[]s,

--
Paulo Fernandes de Souza Jr.