[gicom] RES: Como estimular a produção de matérias?

Valéria Cristina Castanho de Almeida CASTANHO em senado.leg.br
Terça Junho 30 15:05:48 BRT 2015

Fabiano, então, na prática, você é o assessor de comunicação. É difícil quando os outros não cooperam, até porque não basta fazer, tem que mostrar que faz. Tente ser mais proativo e sugerir matérias. Quando um setor qualquer ler a matéria na página, e , o mais importante, o resultado, com certeza vai perceber a importância da  comunicação. Você conhece os conceitos de lead em jornalismo, para melhor apresentar uma matéria? Lead é o primeiro parágrafo. Em geral, nós, jornalistas, utilizamos a técnica da pirâmide invertida, que consiste em publicar os principais pontos no lead ( primeiro parágrafo) em ordem decrescente de importância. Esses principais tópicos são o que, quem, quando, onde,  como e porque.
As pessoas, em geral, cada vez leem menos. Por isso a importância de as notícias estarem logo no lead. O título também é bastante importante. O mais correto é com sujeito + verbo + objeto direto, tipo: Câmara assina acordo de transparência. Muito provavelmente você já saiba de tudo isso. Mas é muito importante ter sempre esses conceitos em mente.
Se precisar de ajuda, estou aqui.

De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Fabiano de Almeida
Enviada em: terça-feira, 30 de junho de 2015 13:39
Para: Grupo Interlegis de Comunicação
Assunto: [gicom] Como estimular a produção de matérias?

Boa tarde,

Sou técnico em informática da CM Telêmaco Borba, e aqui não temos oficialmente alguém da comunicação, na prática, fica a meu encargo produzir e publicar material para o portal.

Tenho buscado estimular que os assessores e demais técnicos administrativos - que são as pessoas que detém a informação necessária para a produção de artigos - escrevam matérias ou ao menos me passem os tópicos para que eu tenha subsídio para redigir, mas não tenho obtido êxito neste intento.

Que atitudes, campanhas, meios, etc, posso tomar para estimular a produção de matéria para o portal da CM ?

Grato,

--
Fabiano de Almeida
C.M. Telêmaco Borba - PR