[gicom] RES: RES: RES: Como estimular a produção de matérias?

Ishida CM Ribeirão Preto ishida em camararibeiraopreto.sp.gov.br
Quarta Julho 1 09:24:59 BRT 2015


Bom dia,

Paar facilitar ---> link externo
<https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica_de_reda%C3%A7%C3%A3o>

O mesmo assunto, apenas com o link para ele!



2015-07-01 7:18 GMT-03:00 Valéria Cristina Castanho de Almeida <
CASTANHO em senado.leg.br>:

>  É isso mesmo Fabiano. Compro muito na Estante virtual também. Trouxe
> algumas sugestões de livros, aqueles que, na minha opinião, todos ( pelo
> menos da área de jornalismo) deveriam ter na estante:
>
>
>
> - Técnica de Jornal e Periódico, Luiz Amaral, Rio de Janeiro, tempo
> Brasileiro
>
> - Técnica de Reportagem: notar sobre a narrativa jornalística. Muniz Sodré
> e Maria  Helena Ferrari, São Paulo, Summus
>
> - Mídia training – melhorando as relações da empresa com os jornalistas –
> Cultura Editores Associados – São Paulo.
>
> Também vale comprar o manual de redação do Jornal Estado de São Paulo e da
> Folha de São Paulo, que são ótimos. Alguns até estão disponíveis pelo site.
> O  media training é bom para você, que não é jornalista, mas precisa de
> dicas para se relacionar com a imprensa, mesmo que seja por meio das notas
> que coloca no site. Ele é meio antigo, aliás todos eles, e, portanto, estão
> um pouco atrasados com relação à internet, mas vale muito a pena lê-los
> todos.
>
>
>
> Olha o que o Wikipédia traz de informações, inclusive com uma boa
> indicação bibliográfica abaixo. Estou à disposição para qualquer tipo de
> informação.
>
>
>
>
>
> Técnica de redação
>
> Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
>
>
>
>
>
>
>
>
>
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>
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>
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>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
> *Técnica de redação* é o nome que se dá à prática
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A1tica> de escrever para a imprensa
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Imprensa> ou veículos jornalísticos
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo>. A redacção jornalística é o
> estilo de prosa curta, utilizado emmatérias
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria_(jornalismo)> jornalísticas e
> boletins noticiosos publicados em jornais
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornal>, revistas
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Revista>, rádio
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Radiojornalismo> e televisão
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Telejornalismo>.
>
> A técnica diz respeito não apenas à estrutura das frases e ao vocabulário
> utilizados, mas também à ordem em que as informações são apresentadas, o
> tom, a discurso <https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_do_Discurso> e
> os interesses dos leitores. Esta estrutura é chamada de pirâmide invertida
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_invertida>. Entre os maiores
> e mais respeitados jornais, franqueza e equilíbrio são fatores fundamentais
> na apresentação verbal da informação. As políticas editoriais determinam o
> não uso de adjetivos, cacofonias, repetição exaustiva do pronome relativo
> "que", eufemismos e jargões. Jornais com público leitor internacional, por
> exemplo, geralmente usam estilo de redação mais formal.
>
> Especificamente, a redação jornalística deve ser inteligível para a maior
> parte dos leitores em potencial, bem como ser instigante e concisa. Dentro
> destes limites, matérias também pretendem ser compreensíveis ou satisfazer
> a curiosidade dos leitores. Os jornalistas devem antecipar as dúvidas dos
> leitores e respondê-las.
>
> ·
>
> Linguagem[editar
> <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=T%C3%A9cnica_de_reda%C3%A7%C3%A3o&veaction=edit&vesection=1>
>  | editar código-fonte
> <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=T%C3%A9cnica_de_reda%C3%A7%C3%A3o&action=edit&section=1>
> ]
>
> A prosa jornalística deve ser explícita e precisa, além de tentar não se
> basear em jargões de profissões ou comunidades específicas. Via de regra,
> jornalistas não usam termos incomuns quando podem usar palavras coloquiais.
> A construção gramatical utilizada é sujeito-verbo-predicado. Em jornalismo
> mais popular ou literário
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_Liter%C3%A1rio>, é comum
> incluir exemplos, metáforas e anedotas, e menos generalizações e ideias
> abstratas. Redatores geralmente evitam repetir a mesma palavra em frases
> seguidas. O mais importante, no entanto, é utilizar termos "neutros", na
> medida do possível, que não traduzam julgamento de valor. O uso de elogios
> e pejorativos é visto como falta de objetividade.
>
> Estrutura da notícia e Pirâmide invertida[editar
> <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=T%C3%A9cnica_de_reda%C3%A7%C3%A3o&veaction=edit&vesection=2>
>  | editar código-fonte
> <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=T%C3%A9cnica_de_reda%C3%A7%C3%A3o&action=edit&section=2>
> ]
>
> Professores de redação costumam descrever a organização ou estrutura da
> notícia como uma "pirâmide invertida
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_invertida>": o lado mais
> largo (a base) da pirâmide fica voltado para cima, pois as informações mais
> importantes devem vir no início do texto. Essencialmente, os jornalistas
> colocam na abertura da matéria os elementos mais relevantes e interessantes
> do fato. As demais informações seguem em ordem decrescente de importância.
>
> O elemento estrutural mais importante de uma matéria é o seu *lide* ou
> *lead* (ou, até *lede*, uma grafia usada em inglês para evitar confusão
> com *leading*, um conceito usado em tipografia
> <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tipografia>). O lide é a primeira frase —
> ou, em casos especiais, as duas primeiras frases. O princípio de antecipar
> a informação se aplica especialmente ao lide, mas a ilegibilidade de frases
> longas contrai o tamanho do lide. Por isso, redigir um lide é,
> tecnicamente, um problema de otimização, no qual o objetivo é articular o
> dado mais inovador ou relevante em uma única frase, de acordo com o
> material da apuração. É comum afirmar que a imensa maioria dos leitores lê
> apenas o lide de cada matéria.
>
> Bibliografia[editar
> <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=T%C3%A9cnica_de_reda%C3%A7%C3%A3o&veaction=edit&vesection=3>
>  | editar código-fonte
> <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=T%C3%A9cnica_de_reda%C3%A7%C3%A3o&action=edit&section=3>
> ]
>
> ·         AMOROSO LIMA, Alceu. *O Jornalismo como Gênero Literário*. São
> Paulo: Com-Arte, 1990.
>
> ·         DISCINI, Norma. *A Comunicação nos Textos*. São Paulo:
> Contexto, 2005.
>
> ·         LAGE, Nilson. *Características da Linguagem Jornalística*.
> Florianópolis: UFSC, 2001.
>
> ·         LAGE, Nilson. *Estrutura da Notícia*. São Paulo: Ática, 1987.
>
> ·         LAGE, Nilson. *Linguagem Jornalística*. São Paulo: Ática, 1985.
>
> ·         LAGE, Nilson. *Teoria e Técnica do Texto Jornalístico*. São
> Paulo: Campus Elsevier, 2005.
>
> ·         NASCIMENTO, Patrícia Ceolin. *Técnicas de Redação em Jornalismo
> - O Texto da Notícia*. São Paulo: Saraiva, 2009.
>
> ·         SALVADOR, Arlete, SQUARISI, Dad. *A Arte de Escrever Bem*. São
> Paulo: Contexto, 2005.
>
> ·         SALVADOR, Arlete, SQUARISI, Dad. *Escrever Melhor: guia para
> passar os textos a limpo*. São Paulo: Contexto, 2008.
>
> ·         SODRÉ, Muniz. FERRARI, Maria Helena. *Técnica de redação: o
> texto nos meios de informação*. Rio de Janeiro: Edições Francisco Alves,
> 1977.
>
> Ligações externas[editar
> <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=T%C3%A9cnica_de_reda%C3%A7%C3%A3o&veaction=edit&vesection=4>
>  | editar código-fonte
> <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=T%C3%A9cnica_de_reda%C3%A7%C3%A3o&action=edit&section=4>
> ]
>
>
>
>
>
> *De:* gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:
> gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] *Em nome de *Fabiano de Almeida
> *Enviada em:* terça-feira, 30 de junho de 2015 19:49
> *Para:* Grupo Interlegis de Comunicação
> *Assunto:* Re: [gicom] RES: RES: Como estimular a produção de matérias?
>
>
>
> Estante Virtual está aí pra isso!
>
>
>
> Em 30 de junho de 2015 16:20, Valéria Cristina Castanho de Almeida <
> CASTANHO em senado.leg.br> escreveu:
>
> Fabiano
>
> Tenho material muito bom para sugerir. Já dei aula sobre isso na
> faculdade. Vou procurar e te envio, ok?
>
> De qualquer forma, coloca aí no maior especialista do mundo – o Google –
> que vai sair muita informação. Há técnicas para tudo, para matérias novas,
> para matérias do dia anterior, que não são mais novidades ( chamamos de
> suíte), e matérias de clima, aquelas que começam contando a história de uma
> pessoa para depois entrar no assunto. É muito legal trabalhar com a
> comunicação. Veja, por exemplo, em revistas semanais, como a Veja, a Epoca,
> entre outras. Não dá para usar essa técnica de lead em pirâmide invertida,
> pois tratam-se de informações já de conhecimento. Tem que começar de forma
> diferente. Vou te indicar também uma bibliografia básica. Tenho um livro
> muito bom, mas velho, na minha prateleira. Você só vai encontrar em sebo,
> mas vale a pena garimpar.
>
>
>
> *De:* gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:
> gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] *Em nome de *Fabiano de Almeida
> *Enviada em:* terça-feira, 30 de junho de 2015 16:13
> *Para:* Grupo Interlegis de Comunicação
> *Assunto:* Re: [gicom] RES: Como estimular a produção de matérias?
>
>
>
> Boa tarde Valéria,
>
>
>
> Vou verificar o link sugerido e como aplicar as demais sugestões a
> realidade da Casa.
>
>
>
> Grato,
>
>
>
> Fabiano.
>
>
>
> Em 30 de junho de 2015 15:19, Valéria Cristina Castanho de Almeida <
> CASTANHO em senado.leg.br> escreveu:
>
> Fabiano,
>
> Aqui no Interlegis, temos pronta uma campanha de divulgação para quem já
> tem o PM3. Os exemplos são bem pontuais, mas acredito que possam ser
> adaptados para incrementar sua página. Tem exemplos de panfleto, cartaz,
> banner eletrônico, e-mail marketing, áudio e vídeo. Tudo prontinho. Basta a
> acessar o link
> http://www.interlegis.leg.br/produtos_servicos/tecnologia/produtos/registro-leg.br/campanha.leg.
> Ajuda?
>
> Outra sugestão que daria é conversar com todos os setores, fazer uma
> reunião com todos, talvez até envolvendo o presidente da Câmara ou um outro
> vereador mais atuante. Tente mostrar a importância da boa comunicação. Crie
> também uma intranet, com informações somente de interesse do público
> interno. Isso pode também ser um estímulo para conseguir adesão para
> informações voltadas para o público interno.
>
>
>
>
>
>
>
> *De:* gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:
> gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] *Em nome de *Fabiano de Almeida
> *Enviada em:* terça-feira, 30 de junho de 2015 13:39
> *Para:* Grupo Interlegis de Comunicação
> *Assunto:* [gicom] Como estimular a produção de matérias?
>
>
>
> Boa tarde,
>
>
>
> Sou técnico em informática da CM Telêmaco Borba, e aqui não temos
> oficialmente alguém da comunicação, na prática, fica a meu encargo produzir
> e publicar material para o portal.
>
>
>
> Tenho buscado estimular que os assessores e demais técnicos
> administrativos - que são as pessoas que detém a informação necessária para
> a produção de artigos - escrevam matérias ou ao menos me passem os tópicos
> para que eu tenha subsídio para redigir, mas não tenho obtido êxito neste
> intento.
>
>
>
> Que atitudes, campanhas, meios, etc, posso tomar para estimular a produção
> de matéria para o portal da CM ?
>
>
>
> Grato,
>
>
>
> --
>
> Fabiano de Almeida
>
> C.M. Telêmaco Borba - PR
>
>
> --
> Histórico do grupo:
> http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest&list=gicom
>
> Regras de participação:
> http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
> https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>
>
>
>
>
> --
>
> Fabiano de Almeida
>
> C.M. Telêmaco Borba - PR
>
>
> --
> Histórico do grupo:
> http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest&list=gicom
>
> Regras de participação:
> http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
> https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>
>
>
>
>
> --
>
> Fabiano de Almeida
>
> C.M. Telêmaco Borba - PR
>
> --
> Histórico do grupo:
> http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest&list=gicom
>
> Regras de participação:
> http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
> https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>



-- 


Abraços,

Ishida
CM Ribeirão Preto

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