[gicom] O EnGitec foi o precursor!
Márcio Vilas Boas
marcio em camaradiv.mg.gov.br
Segunda Abril 28 14:57:48 BRT 2014
Grande Hélio !
Sempre nos surpreendendo...
Torço para que seu livro seja um sucesso.
abs,
/Márcio Vilas Boas//
//CM Divinópolis - MG//
/
Em 28-04-2014 10:16, Hélio Teixeira escreveu:
> Olá Biondo,
>
> Muito obrigado!
>
> Grande abraço,
>
>
> Em 28 de abril de 2014 08:20, Biondo <biondo em interlegis.leg.br
> <mailto:biondo em interlegis.leg.br>> escreveu:
>
> Muito bom, Helio!
> Parabens!
>
> Biondo
>
>
> *Francisco Etelvino Biondo *
>
> *Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade
> *Senado Federal | ILB | COFAC
> Via N2, Anexo "E" do Senado Federal
> Fone: +55 (61) 3303.4770 <tel:%2B55%20%2861%29%203303.4770>
> *facebook.com/InterlegisOnline
> <http://www.facebook.com/InterlegisOnline>***
>
> *www.interlegis.leg.br <http://www.interlegis.leg.br>|
> **www.senado.leg.br/ilb <http://www.senado.leg.br/ilb>*
>
> **
> **
>
> Em 25/04/2014 13:39, Hélio Teixeira escreveu:
>> Pessoal
>>
>> Respondendo aos seguintes questionamentos feitos pelo amigo João
>> Lima (o pai do LEXML): Vale a pena comprar o livro do Prof.
>> Mayer? (ou o seu livro já vai tratar do assunto de forma
>> completa) Qual o título do seu livro? Ele será publicado em
>> língua portuguesa?
>>
>> Segue a resposta:
>>
>> O título do meu livro é "O Algoritmo Social. Por uma nova
>> infraestrutura para a Ação Coletiva.
>> Inteligências coletivas, estruturas de pertencimento, narrativas
>> míticas e sistemas complexos".
>>
>> A ideia inicial era lançar somente aqui nos EUA, mas no início
>> deste ano mudamos de opinião e já estamos trabalhando na tradução
>> para o português. Assim, faremos o lançamento simultâneo nos EUA
>> e no Brasil.
>>
>> Essa mudança nos obrigou a refazer o nosso cronograma de
>> lançamento, que até o momento aponta o final de junho como a data
>> prevista para o lançamento.
>>
>> Quanto a sua pergunta "vale a pena comprar o livro do professor
>> Mayer?" ao invés de responder com um simples "sim ou não", eu
>> prefiro expor algumas das diferenças básicas entre a abordagem
>> dele e a nossa.
>>
>> Em primeiro lugar o livro do professor Mayer não tem a
>> preocupação de operacionalizar os conceitos. Ele apenas descreve
>> um fenômeno. Ele faz o que eu chamo de "olhar para trás tentando
>> explicar o presente". O nosso livro vai além. Nós "olhamos para o
>> passado, oferecemos argumentos que dão sentido ao presente mas
>> queremos, principalmente, olhar para o futuro".
>>
>> Quanto mais eu conheço o mundo acadêmico mais eu tenho a certeza
>> que um dos grandes males que assola esse mundo é o da covardia
>> intelectual.
>>
>> As pessoas tentam com todas as forças explicar os fenômenos e via
>> de regra se dão por satisfeitas com isso. Quase nunca olham para
>> o futuro. Usam a narrativa mítica da "imprevisibilidade do
>> futuro" como disfarce para a covardia intelectual. Ficam
>> discutindo o sexo dos anjos sem arriscar a sua tão valiosa
>> "reputação" com medo do erro. Em outras palavras, a grande
>> maioria dos acadêmicos abdica da sua condição humana. Afinal, o
>> erro é uma condição intrínseca ao ser humano.
>>
>> O título e o subtítulo do nosso livro dão uma noção do quão
>> abrangente é a nossa abordagem. Além de fazer um apanhado
>> histórico sobre as diversas teorias que tentam explicar a ação
>> coletiva dos grupos humanos e fazer um apanhado sobre o estado da
>> arte do campo, nós dedicamos uma grande parte do nosso argumento
>> discutindo algumas questões de suma importância para o futuro da
>> nossa democracia.
>>
>> A própria noção da existência de um Algoritmo Social, que é o
>> argumento central do livro, tem implicações em diversas áreas do
>> conhecimento humano.
>>
>> Tendo como pano de fundo essa discussão central, discutimos
>> também outras questões em paralelo. Questões que possuem uma
>> importância vital para a nossa sociedade:
>>
>> - Como transpor o paradigma do empoderamento individual para um
>> novo paradigma que concilie o empoderamento das comunidades com a
>> preservação das liberdades individuais e os direitos democráticos
>> básicos - privacidade, liberdade de expressão, acesso ao
>> conhecimento e liberdade criativa?
>>
>> - Como atuar na "fábrica de narrativas" dos grupos para recriar
>> as nossas instituições políticas?
>>
>> - Como recriar o "repertório de ações coletivas institucionais"
>> para ressignificar aquilo que costumamos chamar de "instituições
>> democráticas"?
>>
>> - Como elevar a qualidade dos processos de colaboração e
>> co-criação aos patamares necessários para enfrentar e/ou dar cabo
>> da complexidade intrínseca aos maiores desafios do mundo atual,
>> como a corrupção, o descrédito nas instituições e agentes
>> políticos, a fome, o aquecimento global e tantas outras?
>>
>> - Como aumentar a "quantidade de pertencimento" para fomentar a
>> sensação de segurança psicológica em comunidades e grupos
>> humanos? (Condição imprescindível para aumentar a coesão dos
>> grupos e a integração social dos seus membros e por conseguinte o
>> surgimento de ligações interpessoais emocionalmente mais fortes e
>> duradouras e uma maior satisfação pessoal, que por sua vez
>> garante não só a própria viabilidade do grupo como também eleva a
>> sua capacidade criativa dos e aumenta a tolerância aos erros...)
>>
>> Enfim, são muitas as questões abordadas e, obviamente, não será
>> possível esmiuçar cada uma delas nesse e-mail.
>>
>> De qualquer forma, acredito que o nosso trabalho tem uma
>> abrangência muito maior se comparado ao trabalho do professor
>> Mayer. O que não desmerece em nada o trabalho dele. Enfim, não é
>> uma questão de "melhor ou pior" mas sim de "ambições distintas".
>>
>> Grande abraço!
>>
>> --
>> Hélio Teixeira
>> IHT/Brasil
>>
>> A simplicidade é o último estágio da sofisticação.
>> *********************************************************
>>
>> Em 25 de abril de 2014 12:47, Hélio Teixeira
>> <heliolteixeira em gmail.com <mailto:heliolteixeira em gmail.com>>
>> escreveu:
>>
>> Pessoal
>>
>> Quem assistiu a minha palestra no VI EnGitec e ler a sinopse
>> deste livro
>> (http://www.amazon.com/Narrative-Politics-Stories-Collective-Action/dp/0199324468)
>> que vai ser lançado, no próximo dia 8 de maio, pelo professor
>> Frederick W. Mayer da Oxford University, vai identificar (com
>> todas as letras!) a tese por mim sustentada em minha palestra
>> (que, por sinal, foi devidamente gravada em vídeo para quem
>> quiser ver... rsrs).
>>
>> Só para lembrar, o VI EnGitec aconteceu em setembro do ano
>> passado, ou seja, sete meses atrás.
>>
>> A minha tese sobre o papel que as narrativas - e as história
>> que elas contam - desempenham no impulsionamento e
>> legitimação da ação coletiva dos grupos humanos (sobretudo
>> nas mobilizações políticas) é o argumento central do livro do
>> professor Mayer que, repito, ainda vai ser publicado.
>>
>> Outra tese defendida por nós na palestra do VI EnGitec - a
>> definição dos grupos humanos como verdadeiras "fábricas de
>> narrativas" - também foi incorporada pelo professor Mayer
>> em seu livro.
>>
>> Como se percebe, a nossa tese foi muito bem aceita no mundo
>> acadêmico.
>>
>> E o mais legal é que foi justamente no VI EnGitec que essa
>> tese foi discutida pela primeira vez em público.
>>
>> Claro que logo após o nosso encontro, eu publiquei alguns
>> artigos em outras comunidades que eu participo mundo afora,
>> com o objetivo de divulgar o meu livro que deve ser publicado
>> no final de junho, se tudo ocorrer dentro do previsto pela
>> editora.
>>
>> No entanto, como falei na palestra, o framework analítico
>> desenvolvido por nós é muito mais amplo e será devidamente
>> exposto com a publicação do nosso livro.
>>
>> Esse reconhecimento é extensivo a todos os membros do Gitec e
>> organizadores do nosso EnGitec. Afinal, o nosso evento foi
>> pioneiro nessa história.
>>
>> Grande abraço!
>>
>> --
>> Hélio Teixeira
>> IHT/Brasil
>>
>> A simplicidade é o último estágio da sofisticação.
>> *********************************************************
>>
>>
>>
>>
>> --
>> Hélio Teixeira
>> IHT/Brasil
>>
>> A simplicidade é o último estágio da sofisticação.
>> *********************************************************
>>
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