[gicom] RES: O EnGitec foi o precursor!

Leticia Almeida Borges LBORGES em senado.gov.br
Sexta Abril 25 16:48:50 BRT 2014

Legal! Parabéns!

De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio Teixeira
Enviada em: sexta-feira, 25 de abril de 2014 12:48
Para: Grupo Interlegis de Tecnologia; Grupo Interlegis de Comunicação
Assunto: [gicom] O EnGitec foi o precursor!

Pessoal

Quem assistiu a minha palestra no VI EnGitec e ler a sinopse deste livro (http://www.amazon.com/Narrative-Politics-Stories-Collective-Action/dp/0199324468) que vai ser lançado, no próximo dia 8 de maio, pelo professor Frederick W. Mayer da Oxford University, vai identificar (com todas as letras!) a tese por mim sustentada em minha palestra (que, por sinal, foi devidamente gravada em vídeo para quem quiser ver... rsrs).

Só para lembrar, o VI EnGitec aconteceu em setembro do ano passado, ou seja, sete meses atrás.

A minha tese sobre o papel que as narrativas - e as história que elas contam - desempenham no impulsionamento e legitimação da ação coletiva dos grupos humanos (sobretudo nas mobilizações políticas) é o argumento central do livro do professor Mayer que, repito, ainda vai ser publicado.

Outra tese defendida por nós na palestra do VI EnGitec - a definição dos grupos humanos como verdadeiras "fábricas de narrativas"  -  também foi incorporada pelo professor Mayer em seu livro.

Como se percebe, a nossa tese foi muito bem aceita no mundo acadêmico.

E o mais legal é que foi justamente no VI EnGitec que essa tese foi discutida pela primeira vez em público.

Claro que logo após o nosso encontro, eu publiquei alguns artigos em outras comunidades que eu participo mundo afora, com o objetivo de divulgar o meu livro que deve ser publicado no final de junho, se tudo ocorrer dentro do previsto pela editora.

No entanto, como falei na palestra, o framework analítico desenvolvido por nós é muito mais amplo e será devidamente exposto com a publicação do nosso livro.

Esse reconhecimento é extensivo a todos os membros do Gitec e organizadores do nosso EnGitec. Afinal, o nosso evento foi pioneiro nessa história.

Grande abraço!

IHT/Brasil

A simplicidade é o último estágio da sofisticação.