[gicom] O EnGitec foi o precursor!

Sexta Abril 25 12:47:41 BRT 2014

Pessoal

Quem assistiu a minha palestra no VI EnGitec e ler a sinopse deste livro (
http://www.amazon.com/Narrative-Politics-Stories-Collective-Action/dp/0199324468)
que vai ser lançado, no próximo dia 8 de maio, pelo professor Frederick W.
Mayer da Oxford University, vai identificar (com todas as letras!) a tese
por mim sustentada em minha palestra (que, por sinal, foi devidamente
gravada em vídeo para quem quiser ver... rsrs).

Só para lembrar, o VI EnGitec aconteceu em setembro do ano passado, ou
seja, sete meses atrás.

A minha tese sobre o papel que as narrativas - e as história que elas
contam - desempenham no impulsionamento e legitimação da ação coletiva dos
grupos humanos (sobretudo nas mobilizações políticas) é o argumento central
do livro do professor Mayer que, repito, ainda vai ser publicado.

Outra tese defendida por nós na palestra do VI EnGitec - a definição dos
grupos humanos como verdadeiras "fábricas de narrativas"  -  também foi
incorporada pelo professor Mayer em seu livro.

Como se percebe, a nossa tese foi muito bem aceita no mundo acadêmico.

E o mais legal é que foi justamente no VI EnGitec que essa tese foi
discutida pela primeira vez em público.

Claro que logo após o nosso encontro, eu publiquei alguns artigos em outras
comunidades que eu participo mundo afora, com o objetivo de divulgar o meu
livro que deve ser publicado no final de junho, se tudo ocorrer dentro do
previsto pela editora.

No entanto, como falei na palestra, o framework analítico desenvolvido por
nós é muito mais amplo e será devidamente exposto com a publicação do nosso
livro.

Esse reconhecimento é extensivo a todos os membros do Gitec e organizadores
do nosso EnGitec. Afinal, o nosso evento foi pioneiro nessa história.

Grande abraço!

IHT/Brasil

A simplicidade é o último estágio da sofisticação.