[gicom] Jornalismo Institucional X Jornalismo Informativo

Luiz Carlos Santana de Freitas LUIZCAR em senado.gov.br
Quarta Setembro 18 08:36:40 BRT 2013

A Telma Venturelli postou:

Pessoal,
sempre tenho estas dúvidas: qual é a diferença entre jornalismo
institucional e jornalismo informativo? Como fazer para informar a
população e ao mesmo tempo trabalhar em prol da imagem do legislativo?
Agradeço a atenção e desejo a todos boa tarde

Não vejo esse divórcio entre o acesso à informação e a boa imagem do Legislativo. Acho justamente o contrário.
Algumas pesquisas acadêmicas e levantamentos junto a colegas de Câmaras (Bento Gonçalves/RS, por exemplo) me permitem dizer que quanto mais o cidadão é respeitado no seu direito de informação sobre a atividade político-parlamentar, independente da qualidade dos seus representantes, mais discernimento tem entre os papéis da instituição Parlamento (Casa Legislativa) e do parlamentar.
Pode-se compreender, entre outras coisas, que a instituição tem a função de garantir o direito de atuação do eleito, conforme os princípios da democracia representativa.
Se há um constante diálogo entre o Parlamento e a comunidade a que serve, fica mais fácil para o cidadão diferenciar as ações do mandato do parlamentar das ações da Casa Legislativa como um todo.
Se o representante não faz jus ao seu mandato, acaba prejudicando a sua própria imagem e não a do Legislativo.
Um abraço.
Luiz Carlos - ILB/Interlegis - Senado