[gicom] Como apresentar os nomes ou apelidos dos parlamentares

Luiz Carlos Santana de Freitas LUIZCAR em senado.gov.br
Quarta Setembro 18 08:16:55 BRT 2013


Pessoal,
A Priscila, da mineira Santa Rita do Sapucaí, me pediu uma dica sobre um tema interessante: como apresentar os nomes dos parlamentares que usam apelidos nas campanhas.
Ela disse assim: "Há vereadores que são conhecidos pelo apelido mas temos dúvidas devido a possível entendimento de promoção pessoal.".
Respondi pra ela que o ideal é que os próprios parlamentares definam isso, formalmente, logo no início da legislatura, mesmo antes de tomarem posse, para que tanto os documentos oficiais e as notícias sobre eles já sejam feitas com os nomes que decidirem usar durante o mandato. Acho que não se trata de promoção pessoal, porque os próprios TREs autorizam o uso dos apelidos nas campanhas. Então, é natural que usem durante o mandato, também, até pra facilitar a identificação e a fixação pelo cidadão.
Aqui no Senado, por exemplo, tem o Zezé Perrella (PDT/MG), que nasceu José de Oliveira Costa.  Herdou o sobrenome Perrella, para aproveitar a fama de um frigorífico famoso em Minas - comprado por ele e o irmão - de uma família italiana. Assim, todas as referências a ele, inclusive nos documentos oficiais, o tratam como Zezé Perrella, por escolha dele mesmo.
Alguém tem algum outro entendimento sobre isso?
Um abraço a todos.
Luiz Carlos - ILB/Interlegis - Senado



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gicom/attachments/20130918/314d49ba/attachment.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discussão GICOM