[gicom] RES: A palavra Vereadores inclui Vereadoras?

Luiz Carlos Santana de Freitas LUIZCAR em senado.gov.br
Quinta Novembro 7 10:52:15 BRST 2013

Pois é, Itamar.
Até peço que vocês, colegas das Câmaras, me mandem suas dúvidas, qualquer uma, pelo GICOM, pra podermos trocar ideias, chegarmos a consensos possíveis, e, finalmente, pra eu acrescentar ao conteúdo da oficina de Redação em Webjornalismo Legislativo que tenho desenvolvido e aplicado.
Um abraço.
Luiz Carlos – ILB/Interlegis

De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Itamar Aguiar de Souza
Para: Grupo Interlegis de Comunicação
Assunto: Re: [gicom] A palavra Vereadores inclui Vereadoras?

Bom dia a todos!

Estou aprendendo com tudo que tem sido suscitado.

Muito obrigado.

Itamar
________________________________
Date: Thu, 7 Nov 2013 09:47:35 -0200
From: luizcar em interlegis.leg.br<mailto:luizcar em interlegis.leg.br>
To: gicom em listas.interlegis.gov.br<mailto:gicom em listas.interlegis.gov.br>

Sim, Priscilla.
Vereadores é plural de vereador. O plural de vereadora é vereadoras.
Mas, quando se refere ao conjunto de edis (como antigamente se referia ao parlamentar municipal na Roma antiga), a regra geral é usar vereadores.
Por outro lado, conforme a tendência atual, o politicamente correto é escrever vereadores e vereadoras. Não precisa colocar com a inicial maiúscula.
Para confirmar essa tendência - e acabar com a celeuma a respeito de como deveria ser tratada -, a presidentA Dilma sancionou em abril do ano passado a Lei 12.605<http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12605.htm>, que determina o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas.
Um abraço.
Luiz Carlos