[gicom] Como saber se minhas senhas não foram comprometidas?

Márcio Vilas Boas marcio em camaradiv.mg.gov.br
Segunda Junho 25 13:41:47 BRT 2012

*Como saber se minhas senhas não foram comprometidas?*

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 25 de junho de 2012

Ao longo dos últimos meses tivemos vários casos de grandes empresas que
tiveram os endereços eletrônicos e senhas de seus usuários roubados. O
mais recente diz respeito ao Linkedin
<http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5826633-EI12884,00-Roubo+de+senhas+do+LinkedIn+coloca+reputacao+do+site+em+xeque.html>,
em que mais de seis milhões de emails e senhas foram roubados.

Bom, e como saber se os seus dados não fazem parte do lote comprometido?
Teoricamente, a própria empresa entraria em contato com você para
solicitar a troca da senha. Mas você pode também se antecipar e
verificar isto usando o site Should I change my password?
<https://shouldichangemypassword.com/>. Você fornece seu endereço de
email no site e ele lhe informa se seus dados foram vazados para a Internet.

O site informa, segundo dados do dia 24 de junho de 2012, que 10.351.076
endereços de email constavam de seus bancos de dados, e o número segue
crescendo. Os endereços são coletados vasculhando a internet buscando
por bancos de dados de senhas e emails que tenham sido obtidos ilegalmente.

Vale a pena investigar se o seu email foi comprometido, especialmente se
você usa a mesma senha em diversos outros sites, como Gmail, Yahoo, e
outros. Não vou dizer senhas bancárias ou de cartão de crédito, pois
ninguém faz isto, certo?

/Márcio Vilas Boas
CM - Divinópolis - MG
/