[gicom] RES: RES: Vocabulário visual e o imaginário popular (como 'ressignificar' a imagem de uma profissão?)

Leticia Almeida Borges LBORGES em senado.gov.br
Sexta Fevereiro 17 17:54:27 BRST 2012

Engraçado, que hoje mesmo eu li trecho de um estudo de uma outra moça, se não me engano também da Unesco ou outro órgão das Nações Unidas, sobre este tema da ajuda humanitária (se não me engano, foi no ex-blog do César Maia), só que por outro ângilo. Mas a conclusão não é muito distante dessa. As duas deviam sentar pra conversar (hahaha).

Mas, sério, é um projeto muito instigante, dá o que pensar.

Um abraço,

Letícia

(vou ver os outros links que você mandou depois)

-----Mensagem original-----
De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Hélio Teixeira
Enviada em: sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012 12:29
Para: Grupo Interlegis de Comunicação
Assunto: Re: [gicom] RES: Vocabulário visual e o imaginário popular (como 'ressignificar' a imagem de uma profissão?)

Oi Letícia

É muito interessante mesmo. Até porque o pessoal que está a frente desse projeto é muito competente, principalmente o pessoal do departamento de criação da Hyperakt. Só para ilustrar, ano passado, eu conheci a Julia Vakser (essa moça que aparece no vídeo que eu postei), diretora criativa da Hyperakt,  e fiquei muito impressionado com um trabalho de pesquisa que ela fez para a Thomson Reuters Foundation.

A pesquisa foi intitulada "Onde está o dinheiro? O futuro da ajuda".
Segundo ela mesmo me confidenciou, a premissa inicial dessa pesquisa consistia basicamente de um insight que ela teve quando desenvolveu um trabalho para a Unesco no início dos anos 2000. Ela percebeu que a ajuda humanitária, apesar de ter um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em condições desfavoráveis​​, na maioria das vezes, enfrenta muitos obstáculos e desafios desnecessários, e alguns desses obstáculos poderiam ser facilmente superados se os resultados concretos dos esforços de arrecadação de fundos fossem "comunicados" com a linguagem visual adequada aos investidores e aos público interessados em cada projeto específico.

Fiquei realmente impressionado com a força do argumento dela. As afirmações feitas por ela eram realmente muito sólidas e isso despertou em mim uma grande admiração pessoal e profissional. Por isso, brincadeiras à parte, não há como não levar a sério qualquer iniciativa em que essa moça esteja envolvida.

Para aqueles interessados em conhecer nesse projeto que eu mencionei acima aqui vão dois links:

http://hyperakt.com/work-detail/295

http://hyperakt.com/work-detail/295

IHT/Brasil
http://InstitutoHT.com.br