[gicom] RES: Vocabulário visual e o imaginário popular (como 'ressignificar' a imagem de uma profissão?)

Sexta Fevereiro 17 12:28:33 BRST 2012

Oi Letícia

É muito interessante mesmo. Até porque o pessoal que está a frente
desse projeto é muito competente, principalmente o pessoal do
departamento de criação da Hyperakt. Só para ilustrar, ano passado, eu
conheci a Julia Vakser (essa moça que aparece no vídeo que eu postei),
diretora criativa da Hyperakt,  e fiquei muito impressionado com um
trabalho de pesquisa que ela fez para a Thomson Reuters Foundation.

A pesquisa foi intitulada "Onde está o dinheiro? O futuro da ajuda".
Segundo ela mesmo me confidenciou, a premissa inicial dessa pesquisa
consistia basicamente de um insight que ela teve quando desenvolveu um
trabalho para a Unesco no início dos anos 2000. Ela percebeu que a
ajuda humanitária, apesar de ter um papel fundamental na melhoria da
qualidade de vida das pessoas que vivem em condições desfavoráveis​​,
na maioria das vezes, enfrenta muitos obstáculos e desafios
desnecessários, e alguns desses obstáculos poderiam ser facilmente
superados se os resultados concretos dos esforços de arrecadação de
fundos fossem "comunicados" com a linguagem visual adequada aos
investidores e aos público interessados em cada projeto específico.

Fiquei realmente impressionado com a força do argumento dela. As
afirmações feitas por ela eram realmente muito sólidas e isso
despertou em mim uma grande admiração pessoal e profissional. Por
isso, brincadeiras à parte, não há como não levar a sério qualquer
iniciativa em que essa moça esteja envolvida.

Para aqueles interessados em conhecer nesse projeto que eu mencionei
acima aqui vão dois links:

http://hyperakt.com/work-detail/295

http://hyperakt.com/work-detail/295

IHT/Brasil