[gicom] [FW] Filtragem de conteúdo na web

Hélio Teixeira heliolteixeira em gmail.com
Segunda Setembro 19 13:48:51 BRT 2011


*** Algumas pequenas correções. Por favor, peço que desconsiderem o
erro na grafia das seguintes palavras:

*** adquirida
*** sociedade
*** midiático

Ainda estou me acostumando com o teclado do meu celular. rsrs

Grande abraço

Hélio Teixeira

Em 19 de setembro de 2011 12:54, Hélio Teixeira
<heliolteixeira em gmail.com> escreveu:
> Oi Carlos
>
> Essa é uma das questões mais discutidas atualmente em alguns dos
> principais fóruns de debates sobre o futuro da internet e das
> tecnologias disruptivas digitais em todo o mundo.
>
> É uma questão realmente complexa que nos remete a uma reflexão sobre
> qual a influência (nefasta ou benéfica) que a recém adiquirida
> capacidade (quase ilimitada!) de filtragem de conteúdo midiátio -
> introduzida pelas tecnologias digitais não-lineares - exerce sobre o
> processo de formação do discurso político em uma sociedade
> democrática.
>
> Em sua análise sobre os efeitos da crescente capacidade de filtragem
> de conteúdo midiático na socieda bi-partidária norte-americana, o
> professor da Faculdade de Direito de Harvard, Cass Sunstein, argumenta
> que esta capacidade de construir a nossa "própria mídia" está criando
> o que ele chama de "Efeito Câmara de Eco" que substitui um sentido de
> unidade democrática, com a polarização acelerada e a construção de
> posições políticas cada vez mais extremas.
>
> Se ouvimos, assistimos e lemos somente aquilo que está em sintonia com
> as nossas crenças, perdemos a oportunidade de ouvir o contraditório.
> Perdemos a oportunidade de ouvir as opiniões divergentes das nossas e
> consequentemente perdemos a capacidade de discutir e aperfeiçoar o
> nosso argumento, e, até mesmo, quem sabe, a capacidade de mudar o
> nosso pensamento baseado nos argumentos contrários aos nossos.
>
> Para nós comunicadores públicos esse tema também nos remete a outra
> questão muito importante. Afinal, não há como negar que o debate
> político fica empobrecido em um sistema baseado no instituto da "minha
> mídia". A construção de um ambiente de discussão política minimamente
> saudável precisa não só que os diversos públicos ouçam as mais
> variadas vozes, é preciso também cultivar uma cultura onde as pessoas
> realmente queiram ouvir o que os outros têm a dizer.
>
> Outra pergunta que precisa ser respondida por nós comunicadores
> públicos é a seguinte: A quem estamos realmente servindo, cidadãos ou
> consumidores? Ou melhor, sob qual ótica devemos construir a nossa
> prática? A ótica da liberdade ilimitada de escolhas (lógica dos
> consumidores) ou a lógica da liberdade assistida por informações
> contraditórias (e até certo ponto compulsória) dentro do debate
> político? (a lógica do cidadão).
>
> Claro que não existem respostas fáceis para a solução desse dilema.
> Seria justo e democrático diminuir a liberdade de escolha dos usuários
> sob o pretexto de "melhorar o debate político"? Seria justo e
> democrático "obrigar" as pessoas a consumirem informações que elas não
> queiram consumir sob a alegação de que o nosso sistema democrático
> precisa ser construído por cidadãos melhor informados?
>
> Enfim, esse é um debate muito espinhoso pois muito daquilo que está em
> discussão ainda precisa ser melhor entendido. Muitos dos processos e
> forças culturais que estão modelando a atual paisagem midiática ainda
> não foram sequer estudados com o cuidado necessário. Portanto, ainda
> temos muito a aprender até que possamos encontrar respostas
> minimamente razoáveis para a grande maioria dessas questões.
>
> Grande abraço
>
> --
> Hélio Teixeira
> IHT/Brasil
> http://InstitutoHT.com.br
> http://ComunicacaoChapaBranca.com.br
> http://twitter.com/helioteixeira
>
> ***************************************************************************************************
>
> Palestra de Eli Pariser na conferência TED em 2011.
> Vídeo em alta resolução com legenda em português.
> Tema: Filtros na internet.
>
> Muito interessante, uma aula sobre a filtragem a que estamos
> submetidos na internet. O que pode ser um filtro baseado naquilo que
> seria, teoricamente, nosso perfil e nossos interesses, pode se tornar
> um limitador e nos privar de ter acesso a pensamentos e conteúdos
> diferentes. Isso serve também para o caso dos meios de comunicação,
> como mostra o palestrante.
>
> Vale a pena perder uns minutos para assistir ao vídeo até o final:
>
> http://vimeo.com/23568423
>
> abs
>
> Carlos Scomazzon
>



-- 
Hélio Teixeira
IHT/Brasil
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