[gicom] RES: Dúvidas sobre Comunicação

Mauricy Lopes Mansur mauricy em interlegis.leg.br
Sexta Setembro 9 15:13:14 BRT 2011

Boa tarde colegas.

A princípio, se a Câmara tem site, deve-se divulgar sim o que acontece, o que a Casa tem feito, até mesmo para mostrar à sociedade que estão trabalhando.

Projeto de lei é parte fundamental do processo legislativo, e deve sim ser divulgado, citando-se inclusive o nome do autor do projeto. Até mesmo para que a parte interessada da sociedade acompanhe, participe e venha à Câmara participar da votação de tal projeto.

Porém não há de se dar grande destaque no portal, sendo mais adequado ter um local específico para leis e projetos de leis, como ocorre no site do Senado (neste caso como uma ferramenta de busca de leis e projetos de leis). Assim, nenhum parlamentar fica se achando mais ou menos beneficiado que o outro devido ao destaque de matérias no portal.

A cópia do projeto em si deveria sim ser disponibilizada pois os interessados podem fazer solicitações aos parlamentares para que se alterem alguns parágrafos. Porém, como já foi dito, algumas casas proíbem a divulgação, o que vai contra a democracia na minha opinião. No site do Senado, você tem acesso ao texto inicial, e até mesmo às emendas apresentadas nas comissões.

A função do portal e da comunicação em uma Câmara é trazer o cidadão para perto, para participar, para interagir. Temos que esclarecer como funciona o processo legislativo, pois para muitos cidadãos o Vereador é um assistente social que tem que auxiliá-lo quando o primo vai preso, quando acaba o gás em casa ou quando precisam de remédio. Isso tudo é função do executivo, mas muitos vereadores acabam presos a este rótulo, não sendo possível dizer “não” àquele que o elegeu.

Fica aí minha opinião, e espero que gere ainda mais discussões!

Atenciosamente

Mauricy Mansur

  _____