[gicom] Dúvidas sobre Comunicação

Pillar Pedreira pillarap em senado.gov.br
Quinta Setembro 8 23:13:23 BRT 2011

Ola, Pessoal do GICOM! Sou servidora do Interlegis na área de Planejamento e Fomento, recém inserida no grupo por ser formada em Publicidade.

Bom.. Tenho acompanhado algumas discussões do GIAL (Grupo de Assessoria Legislativa) e achei que seria interessante postar aqui as mensagens abaixo. Não sei se já ocorreu essa discussão, mas é uma dúvida que este pessoal está tendo há um tempo e talvez alguém de comunicação tenha algo a acrescentar.

Abraço a todos!!

Pillar

________________________________

De: gial-bounces em listas.interlegis.gov.br
Enviada: qui 8/9/2011 16:58
Para: gial em listas.interlegis.gov.br
Assunto: Re: [gial] RES: Duvidas sobre site e portal de transparencia

Trabalho na Câmara de Papanduva, realmente estou com muitas dúvidas quanto a inserção das proposiçoes do vereadores no site, devido a promoção pessoal que isso pode dar. Gostaria de criar um metodo para q isso não fosse uma captação de sufrágio como pode ocorrer. No entanto, a Assessoria juridica havia recomendado q essas proposições permanecessem no site sem a menção do nomes e sim Autoria: Camara Municipal. Achei estranho e apesar de fazer outras consultas juridicas, informaram-me q não haveria problema, mas desde q o portal fosse oficial criado por lei. Mas ainda estou colhendo subsidios para isso, nao achei lei q origine um portal, ou defina como oficial. Acho q a maioria das Câmaras montam seus portais baseados em outros e vão seguindo.

Olhando o site de Câmara Municipal de Ribeirão Preto, achei bem interessante como são dispostas de informações nele. Mas eu pergunto se algum cidadão solicitar cópia de algum projeto, vocês fornecem? Vocês se basearam em algum contexto ou meio para fazer o portal de vocês? Vocês tem quantas pessoas para realizar a comunicação social da instituição? Ou cada vereador tem seu assessor e este faz o release (noticia), daí manda para os veículos de comunicação? A instituição custeia que tipo de gastos nos veiculos de comunicação e que tipo de informação geralmente é veiculada, além de atos oficiais obrigatorios? Como funciona a veiculação em jornal e radio, com relação aos atos dos vereadores, é a Casa que paga ou é o vereador? Se a Casa paga os gastos com comunicação, antes de mandar para a veiculação é selecionado os conteudos, que critérios são usados para a seleção?

Atencionsamente,