[gicom] [gitec] Burocracia do Senado avança sobre (e ocupa!) estrutura física do Interlegis

Terça Janeiro 11 12:06:50 BRST 2011

Amigos Alano, Juliano e Teresinha,

Uma das coisas que mais me incomodam no modelo “manda quem pode
obedece quem tem juízo” que caracteriza o Senado Federal, é justamente
a falta de diálogo entre os diversos níveis organizacionais.
Normalmente as decisões são tomadas “de cima para baixo,” e quem
estiver embaixo que trate de cumprir...

Esse é pior modelo para se fomentar a principal matéria-prima que o
Interlegis precisa para cumprir a sua missão, estou falando da
INOVAÇÃO. Sem um diálogo aberto e transversal, livre das amarras
funcionais e hierárquicas, é quase impossível  construir algo
verdadeiramente novo. E aqui , refaço a pergunta que fiz na primeira
mensagem, SE REALMENTE ESTAMOS QUERENDO MODERNIZAR O LEGISLATIVO
BRASILEIRO, NÃO SERIA PRECISO CONSTRUIR ALGO REALMENTE NOVO?

Pois bem, os criadores do Interlegis já pensaram nisso lá atrás,
sabendo como as coisas funcionam em qualquer Casa Legislativa
brasileira (e o Senado Federal brasileiro não é uma exceção!), eles
desenharam um modelo de gestão muito diferente do que ora estamos
vendo imperar no Interlegis.
Uma das grandes idéias do projeto inicial que ainda não saiu do papel,
 é a criação do Conselho Gestor (me perdoem se o nome estiver errado,
pois não sei se é exatamente esse o nome dado a esse conselho...) que
seria formado pelos três principais atores dentro do projeto, os
financiadores, os executores e NÓS a Comunidade Legislativa.

Já falei sobre isso em outras ocasiões aqui na lista, e vejo
claramente que a Comunidade ainda não atentou muito bem para isso. Se
não nos mobilizarmos e cobrarmos a implantação do Conselho, ele nunca
vai sair do papel. Repito, não estou inventando nada, esse conselho JÁ
ESTA PREVISTO NO PROJETO,  só precisamos dar vida a ele!

Portanto, ao invés de ficarmos tomando sustos como esses e tantos
outros que já tomamos (vide algumas ações inócuas e complemente
esdrúxulas que já presenciamos na historia do Programa), esta muito
claro que temos uma opção para contribuir na gestão e no planejamento
das ações do programa, só PRECISAMOS NOS ORGANIZAR E COBRAR.

Como sempre digo quando me refiro ao Interlegis, O NOSSO DESTINO
SEMPRE ESTEVE NAS NOSSAS MÃOS,  NÓS É QUE AINDA NÃO SOUBEMOS TOMAR AS
RÉDEAS DELE.

Grande abraço a todos!

http://novodialogo.com.br/