[gicom] RES: RES: ENC: folder portal modelo

Hélio Teixeira heliolteixeira em gmail.com
Quarta Março 10 13:51:22 BRT 2010


Grande James

Com sempre preciso e equilibrado. Como você, também acredito que essa
não foi a intenção do Ricardo. Conheço bem ele e uma das coisas que
mais admiro nele é justamente o seu temperamento correto e equilibrado
além da notória cortesia com que ele trata a todos.

O que aconteceu aqui foi mais um caso típico de "ruído de comunicação"
e uma "má interpretação" nas colocações. Como me disse uma vez o amigo
Angelo Marcondes (o grande Carneirinho!), palavras escritas não têm
tom, daí a dificuldade para entender algumas frases...

Acho que a frase "dita" pelo Bruno: "SUGIRO QUE AS OPNIÕES VENHAM EM
CARATER TÉCNICO, DISPENSANDO ASSIM OPNIÕES VAGAS..." não soou bem aos
ouvidos do amigo Ricardo. Repito, como a palavra escrita não tem tom,
as interpretações podem ser várias, daí a irritação do amigo Ricardo.

Entendi perfeitamente o que o Bruno quis dizer. Aliás, essa é uma
frase que já se transformou num verdadiero mantra em nosso meio. Todo
comunicador quer ouvir "opiniões técnicas" sobre o seu trabalho. De
preferência de pessoas que sejam conhecedoras do ofício chamado
Comunicação. Pois assim, pelo menos em tese, acreditamos que o nosso
trabalho está sendo avaliado da "maneira correta". Esse seria o
cenário ideal com o qual todos nós comunicadores sonhamos. rsrsrs

Porém, a realidade é muito diferente desse cenário ideal. Um realidade
desafiadora para todos nós profissionais de comunicação. E nesse mundo
real, temos que aprender a extrair sabedoria do que chamamos (com
razão!) de "opiniões vagas", principalmente se elas virem dos nossos
clientes. Afinal de contas, estamos fazendo comunicação para o grande
público, em sua imensa maioria "leigos" no ofício da Comunicação. Não
estamos produzindo material para o consumo exclusivo de profissionais
de comunicação.

Já vi muito trabalho que eu julgava genial ser rejeitado por um
cliente com a expressão "Não gostei!". Após alguns episódios onde tive
que fazer força para não mandar o cara pra aquele lugar e ter muitos
dissabores por isso... Aprendi a lidar de outra forma com essa
situação. Admitindo que entendi (apesar de discordar!) e tentando
encontrar o que realmente estava por trás do "não gostei!". As pessoas
(principalmente os clientes!) querem que as suas  opiniões (por mais
esdrúxulas que elas possam parecer para nós comunicadores!) sejam
aceitas como legítimas e sejam levadas em consideração no processo.

Após alguns anos adotando essa postura, posso afirmar sem nenhuma
dúvida, na maioria das vezes o cliente sempre tem razão! Não porque
ele está pagando, nada disso, acredito que o cliente sempre tem razão
pelo simples fato de que ele conhece mais do seu negócio do que
qualquer outra pessoa. E os resultados da imensa maioria dos trabalhos
que fiz onde os clientes opinaram (tanto "vagamente", quanto
"tecnicamente"!) foram muito bons!

Este episódio deixa pelo menos duas lições muito importante para todos
aqui do Gicom, principalmente para nós profissionais de comunicação:
(1) temos que ter mais cuidado com as palavras, afinal de contas elas
podem ser interpretadas de várias formas, e (2) que precisamos ter
mais habilidade para tentar extrair sabedoria das opiniões
consideradas (justamente!) "vagas"...

De qualquer forma todos estão de parabéns, pois essa discussão nos
trouxe muitas lições positivas!

Bola pra frente pois temos muito ainda a fazer.

Grande abraço

Hélio Teixeira




Em 10 de março de 2010 12:26, James R. Menezes de Carvalho
<jamescarvalho em interlegis.gov.br> escreveu:
> Prezado amigo Ricardo, bom dia.
> A intenção ao colocar esse material para avaliação da comunidade (pela
> primeira vez) foi de obter sugestões para melhor desenvolvermos /
> realizarmos a divulgação do produto Portal Modelo, junto às casas
> legislativas.
> Sinceramente - pela sua capacidade técnica, conhecimento e competência -
> confesso que fiquei surpreso com a sua resposta de  "não gostei... de
> nenhuma das duas..." e, também, com a sua segunda resposta em função do
> esclarecimento postado pelo Bruno.
> A primeira opinião que vc postou foi realmente muito vaga... não ajuda em
> nada no intuito de melhorar um produto e de contar com a colaboração de
> todos.
> Quanto à sua segunda mensagem (carregada de emoção) contribui menos ainda e
> é totalmente incorreta ao afirmar que "passa tanto tempo para produzir algo
> e quando produz não ficou a contento...". Essa, na minha opinião, não é a
> postura de um profissional correto e competente como você. Todos nós sabemos
> do seu trabalho e da sua colaboração para sucesso do Interlegis e, ao se
> expressar dessa forma, você está desmerecendo o trabalho de outros
> profissionais que também batalham, da mesma forma que você, pelo sucesso do
> Interlegis.
> Por favor, vamos entender que estamos tentando, todos sem exceção e sem
> distinção de casa legislativa, posto ou função, fazer o melhor possível e em
> prol do Interlegis.
> Assim, gostaria que todos apresentassem suas opiniões e sugestões, sem
> emoção mas com bastante amor pelo trabalho que toda a comunidade desenvolve
> pelo Interlegis.
>
>
> James R. M. de Carvalho
> Diretor da Subsec. de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo -
> SSFAC
> Secretaria Especial do Interlegis - SINTER
> Senado Federal
> (061) 3303.2634
>
>
> ________________________________
> De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br
> [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Ricardo Ferraz
> Enviada em: quarta-feira, 10 de março de 2010 12:00
> Para: gicom em listas.interlegis.gov.br
> Assunto: Re: [gicom] RES: ENC: folder portal modelo
>
> Opiniões vagas...passa tanto tempor para produzir algo e quando produz não
> ficou a contento...
>
> As cores não são legais...a tipografia não tá adequada...deveria ter
> elementos que indicassem leveza e tecnologia
>
> Isso apenas uma opinião "vaga" mais uma opinião de uma pessoa que representa
> uma instituição que utiliza os produtos interlegis a muito tempo...na
> verdade umas das primeiras instituições a utilizar...e com louvor...
>
> Sem mais...
>
> Ricardo Ferraz
> CM RECIFE
> ________________________________
> Date: Wed, 10 Mar 2010 11:53:07 -0300
> From: brunosilva em interlegis.gov.br
> To: gicom em listas.interlegis.gov.br
> Subject: [gicom] RES: ENC: folder portal modelo
>
> OBSERVAÇÕES:
>
> ESTE É UM FOLDER – O PRIMEIRO ARQUIVO É A PARTE EXTERNA DO FOLDER.
>
> O SEGUNDO ARQUIVO É A PARTE INTERNA.
>
>
>
> COLOCAMOS ESTES ARQUIVOS PARA QUE A COMUNIDADE AVALIE TECNICAMENTE SE O
> OBJETIVO DE DIVULGAR O PRODUTO ESTÁ SENDO CUMPRIMDO NESTE FOLDER.
>
>
>
> SUGIRO QUE AS OPNIÕES VENHAM EM CARATER TÉCNICO, DISPENSANDO ASSIM OPNIÕES
> VAGAS.
>
>
>
> ATT.
>
>
>
> BRUNO SARTÓRIO
>
>
>
>
>
> ________________________________
>
> De: gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br
> [mailto:gicom-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Ricardo Ferraz
> Enviada em: quarta-feira, 10 de março de 2010 11:42
> Para: gicom em listas.interlegis.gov.br
> Assunto: Re: [gicom] ENC: folder portal modelo
>
>
>
> Eu não gostei...de nenhuma das duas...
>
>
> ________________________________
>
> Date: Wed, 10 Mar 2010 11:36:14 -0300
> From: neranto em gmail.com
> To: gicom em listas.interlegis.gov.br
> Subject: Re: [gicom] ENC: folder portal modelo
>
> Bruno, bom dia,
> Parabéns pelas artes. Ficaram excelentes, mas o segundo modelo apresenta
> mais informações, ao que me parece ter mais aceitação para convencimento do
> pretenso usuário.
> Att.
> Luis Fernando - Chefe do SPDT
>
> Em 10 de março de 2010 09:54, Bruno Sartório Silva
> <brunosilva em interlegis.gov.br> escreveu:
>
> Bom Dia colegas,
>
>
>
> Estou enviando anexo a esse email duas imagens do folder que estaremos
> produzindo para DIVULGAÇÃO do Produto Interlegis – PORTAL MODELO.
>
> LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE O OBJETIVO DESTE É DIVULGAR, GOSTARÍAMOS DA
> OPNIÃO DE TODOS
>
>
>
> Att.
>
>
>
> Bruno Sartório Silva
> SSFAC
> Interlegis - Senado Federal
> (61) 3311-2689
>
>
>
> --
> Site da Comunidade GICOM
> http://colab.interlegis.gov.br
>
> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>
> Para administrar sua conta visite:
> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>
>
>
> ________________________________
>
> Quer falar com seus amigos do Messenger sem instalar nada? Clique aqui e
> veja como.
>
> ________________________________
> Acesse todas as suas contas de e-mail num único login dentro do Hotmail.
> Veja como.
> --
> Site da Comunidade GICOM
> http://colab.interlegis.gov.br
>
> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>
> Para administrar sua conta visite:
> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gicom
>



-- 
Hélio Teixeira
http://ComunicacaoChapaBranca.com.br
Twitter: http://twitter.com/helioteixeira ou
http://twitter.com/chapabranca


Mais detalhes sobre a lista de discussão GICOM