[gicom] Fwd: Proposta para a nova Presença Digital do Interlegis

Quinta Março 4 00:56:39 BRT 2010

Oi Morale

Muito boas as suas explicações. Como sempre inteligentes e muito
precisas. Concordo com o amigo, o surgimento do Portal Modelo e a sua
consequente disseminação realmente podem justificar a queda dos hits
do Portal. De fato parte do tráfego que antes era gerado no Portal
Interlegis, migrou para os PM's das casas legislativas.

Entretanto, os dados do Google Analytics do Portal Interlegis nos
mostram claramente que a queda no número de acesso tem outra causa
muito mais grave.

Os números realmente são assustadores. Quanto mais contas a gente faz
mais claro fica que o Portal Interlegis está seriamente doente. E o
sintoma mais grave dessa doença pode ser medido pela queda consistente
e vertiginosa de quase 400% no número de acessos em menos de 2 anos.

Se levarmos em consideração que o percentual relativo dos acessos à
região do site onde ficam as informações relativas às casas
legislativas sofreu apenas uma ligeira queda ao longo desse tempo.
Fica claro, como você já explicou muito bem, que o surgimento do PM
explica apenas uma parte pequena dessa assustadora queda de audiência.

Infelizmente o problema está realmente concentrado no conteúdo. Quer
seja pela dinâmica paradoxalmente analógica com que ele vem sendo
gerido, quer seja pelo baixo nível de envolvimento emocional que ele
(conteúdo) tem com a sua audiência.