[gicom] Fwd: Proposta para a nova Presença Digital do Interlegis

Quarta Março 3 21:30:51 BRT 2010

Hélio, a sua manifestação em si, já é motivo suficiente para reflexão,
independente de qualquer ação decorrente que venha a ser tomada. Uma
leitura mais detida evidencia que o tema se impõe e muitas ações devem
realizar-se no sentido de se evitar a perda das oportunidades que se
apresentam mesmo que com as dinâmicas próprias de cada momento, que nem
sempre a todos beneficia. Mais especificamente, pegando um gancho seu
sobre os hits do Portal Interlegis. Anteriormente, tínhamos no Portal
Interlegis todos os dados de todas as Casas aderidas, algo em torno de
2500 Casas à época, com as atualizações descentralizadas. Cada Casa
tinha o responsável pela atualização dos seus dados e o Interlegis
servia de instrumento, fazia a gestão das permissões e mantinha o
repositório sob sua guarda, até o dia que quase não se conseguia mais
dar um enter, tal a concorrência pelos recursos que praticamente ia
inviabilizando aquela forma de trabalho. Nesse momento, veio a idéia da
descentralização que prosperou e resultou  no advento do Portal Modelo.
Imagina você, se no Portal Interlegis, hoje, tivéssemos ainda que manter
todos aqueles conteúdos, das Casas aderidas, com aumentos progressivos.
Seria o caos! Com o advento do Portal Modelo, as Casas meio que saíram,
cada uma delas, daquilo que poderíamos chamar de uma quitinete para uma
enorme mansão, se é que é possível um paralelo entre o conforto
desfrutado entre um e outro casos e as infinitas possibilidades de
comunicação que se abriram. Hoje, a gente tem ciência de que essa foi
uma mudança de paradigma, apesar de nem todas conseguirem "pegar esse
bonde", posto que, atualmente, não temos 2500 Casas utilizando o Portal
Modelo e, no entanto, essas que não tem o Portal Modelo, também,
perderam parte dos benefícios que tinham nos idos da "quitinete" e não
estão usufruindo desse novo paradigma. Com isso veio também uma queda
substancial nos hits do Portal Interlegis. Claro, que buscou outros
temas e chegou, com eles, aos 10mil. Poderia inferir com base nos hits,
do Portal Interlegis, que estamos na descendente de um ciclo.
att.

Claudio Morale
Analista de Sistemas
Interlegis - Brasília (DF)