[gicom] Comentários sobre detalhamento da ação

Imprensa - Câmara Pedreira imprensa em camarapedreira.sp.gov.br
Quinta Fevereiro 25 12:06:32 BRT 2010

Bom dia Hélio,

Mais uma vez muito obrigado por suas considerações. Sempre são de grande
relevância para todos desta lista. Gostaria apenas de tecer alguns
comentários sobre o que você colocou até agora. As mudanças de paradigmas
realmente são perceptíveis como você mesmo colocou e a aquela "formulinha"
de Comunicação que vimos na faculdade de fato está ultrapassada e isso tenho
que concordar com você. A vantagem que tenho aqui na Câmara de Pedreira é
que os funcionários já estão aqui há muito tempo e passaram pelas mais
diversas administrações desta Casa de Leis. Acredito que isso seja uma
vantagem, já que a imagem de "valores" que queremos da Câmara vem sendo
preservada e transmitida há um bom tempo, pelo menos aparentemente. Mas
ainda assim, não tenho nenhuma ferramenta adequada para quantificar e
qualificar detalhadamente essa "transmissão de valores". Aliás, se puder
sugerir uma ferramenta para isso seria ideal.
Por outro lado, boa parte de nossos funcionários, inclusive alguns
vereadores, ainda não se adaptaram (pode parecer incrível!!!!) à utilização
da Internet  e de computadores. Nossa estrutura de Comunicação aqui é muito
arcaica, já que não temos nenhum Sistema de Informações de Gerenciamento. A
comunicação interna é feita oralmente, por telefone e de vez em quando
através da troca de emails. Para tentar "modernizar" um pouco, tentei fazer
um boletim interno impresso, mas ninguém se habilitou a ler ou dar sugestões
de matérias para o informativo. Também colocamos um mural para
disponibilizar as informações internas para nossos funcionários e
"clientes", mas ainda temos falha de comunicação. Acabei por abolir o
informativo interno porque estava dando "trabalho" e custo desnecessários.
Para tentar contornar esse desafio, acabei criando uma Newsletter via email
e segmentei os públicos alvos, sempre sugerindo participação do pessoal. A
iniciativa resolveu em parte meus problemas. O público interno não se
interessou muito, mas tenho usado a Newsletter para comunicar os vereadores,
sobre ações políticas das fontes mais diversas, segmentadas por partido
político (são nove vereadores), abrangências locais, regionais, estaduais,
nacionais e internacionais, mas também não sei como qualificar e quantificar
o impacto destas iniciativas de forma adequada.
Na divulgação para o publico externo tenho menos problemas. A imagem
institucional da Câmara está bem consolidada politicamente e de forma
positiva, mas ainda não consegui fazer uma verdadeira "comunicação de duas
vias" com nossos públicos externos, isto é, a informação sai daqui mas não
retorna. Não há o "relacionamento" que tanto você destaca com nossos
públicos. Também gostaria de alguma ajuda nesse sentido.
Além disso temos o site institucional, minhas pequenas intervenções nas
redes sociais (tweet e orkut), a realização de eventos no plenário e um
boletim institucional externo, que é distribuído em todas as residências do
município, através de uma parceria com os Correios. Para medir tudo isso
tenho a clippagem de matérias e ainda assim temos falhas de comunicação e
isso é tudo que tenho como indicador do meu trabalho. Mas acredito que
esteja me extendendo de novo e por isso paro por aqui.

Atenciosamente
Maurício Batarce
Assessor de Comunicação
(19) 3893-3172 (com.)