[gicom] Detalhando a ação

Imprensa - Câmara Pedreira imprensa em camarapedreira.sp.gov.br
Sexta Fevereiro 19 15:42:19 BRST 2010

Obrigado mais uma vez caros (as) amigos (as) por responderem prontamente
minhas considerações. Sugiro agora uma troca de experiências para enriquecer
um pouco mais nossa discussão. Para isso vou tentar detalhar um pouco melhor
a situação do Legislativo pedreirense, para vocês conhecerem o que tenho
feito e o que me levou a abordar o tema Redes Sociais nesta lista.
Quando assumi o departamente de comunicação desta Casa de Leis, minha
primeira ação foi criar um Planejamento Estratégico suscinto para ter um
direcionamento de ações.
Para isso, primeiramente estabeleci uma "Visão" e uma "Missão" (como bem
colocou o Prof. Marcelo) para o departamento e fui delineando alguns
objetivos que gostaria de atingir a curto e médio prazo.
Coloquei como "Visão" do departamento de Comunicação, a promoção e a
formação política e social do cidadão, visando um aumento da participação da
comunidade nas sessões legislativas e na aproximação da Câmara com a
comunidade. Como "Missão" estabeleci que a Assessoria de Comunicação deveria
fornecer, com eficiência e eficácia, informações consistentes sobre a
atuação do poder Legislativo para os mais diversos públicos-alvos que
quisesse atingir, mantendo uma imagem positiva da instituição. Asssim,
estabeleci duas categorias de públicos-alvos: Interno (Funcionários e
Vereadores) e Externo (População, Imprensa, Poder Executivo - local,
Estadual e Federal, Poder Legislativo - Estadual e Federal, Instituições
Públicas, Ministério Público, Tribunais de Contas e Tribunais da Justiça).
A partir daí, fui estabelecendo algumas estratégias de ação: realizei uma
reunião com todos os colaboradores da Câmara para apresentar o trabalho da
Assessoria de Comunicação e depois realizei uma apresentação do departamento
para a imprensa.
Após as apresentações, a princípio me dediquei à formação de uma imagem
positiva da Câmara para o público externo através de releases e coberturas
de eventos jornalísticos onde a Câmara participava. Durnate dois anos me
dediquei a isso e medi o impacto de minhas ações através da clippagem.
Consegui um resultado positivo. Então, a partir do segundo semestre do ano
passado, me voltei para o público interno ao qual tenho me dedicado até
agora, com resultados de difícil monitoramento pela falta de tecnologia
adequada. Ao mesmo tempo, no final de 2009 comecei a dar atenção às novas
ferramentas de mídia eletrônica, quando procurei o Portal Modelo para
implantação de nosso site e comecei a me aventurar pelas redes sociais
(Twitter, Facebook e Orkut), o que me levou a colocar em discussão o tema
nessa lista.
Acredito que essas informações possam ser úteis para as próximas
considerações da lista. Assim, para não me tornar cansativo,  paro por aqui.

Atenciosamente
Maurício Batarce
Assessor de Comunicação
(19) 3893-3172 (com.)