[gicom] Participação - redes sociais

Telma América Venturelli telmaventurelli em interlegis.gov.br
Sexta Fevereiro 19 10:06:02 BRST 2010

Olá, bom dia a todos,
Esta discussão que estamos travando é muito interessante. Pensei um pouco
sobre as suas colocações Helio e penso que ainda é muito cedo para falar em
"obscurantismo" principalmente de caráter intencional. Com um pouco da
experiência que tenho em avaliação de impacto, acredito que estamos no
momento de adaptação de metodologias de avaliação às redes sociais, tarefa
difícil porque o campo é novo. Fiquei impressionada com as estratégias que
você sugeriu porque demonstram um alto grau de síntese de diversas e plurais
metodologias,contudo, recomento prudência na disseminação porque elas como
todas as outras referentes não somente às redes sociais como aos ambientes
virtuais em geral são novas, carecem de teste. Existem meios muito simples e
interessantes de aferição de audiência e impacto que nosso amigo de Pedreira
pode testar para aprender a lidar com metodologias de avaliação. Sugiro
replicar na rede algum fato relevante da pauta do dia ou alguma ação externa
da câmara e acompanhar a repercussão. Esta repercussão pode ser medida em
comparecimentos ou contribuições virtuais. A questão é que a preocupação com
o impacto está realmente associado ao objetivo da ação como o Hélio bem
destacou. Neste momento de exploração e disseminação destas ferramentas, eu
estabeleceria como objetivo a propria disseminação, ou seja, quantos
seguidores seriam cooptados, depois teria um segundo objetivo, a
qualificação dos seguidores, mas isto é uma outra história.
Baum, espero não estar atrapalhando
beijos a todos

Telma A Venturelli
Coordenadora de Pesquisa - Interlegis