[gicom] Charles Leadbeater: "Inovação e o surgimento de novos modelos de desenvolvimento"

Quinta Fevereiro 4 00:44:11 BRST 2010

Pessoal

Poucas pessoas me impressionaram tanto nos últimos tempos como o
britânico Charles Leadbeater. Suas ideias e reflexões sobre temas como
inovação, criatividade e modelos operativos organizacionais muito me
impressionaram desde a primeira conversa que tivemos. Tive o
privilégio de conhecê-lo em um evento realizado, no ano passado, em
New York (EUA), e patrocinado por uma empresa multinacional para a
qual [ele e eu] prestamos consultoria. Desde então, me tornei um
admirador do seu trabalho e sempre que posso "acompanho" os seus
passos em palestras e artigos escritos por ele para o Financial Times
e outros periódicos.

Em um post publicado no Chapa
(http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=9881), reproduzimos uma das
suas palestras. Numa conversa surpreendemente informal, Leadbeater
tece uma forte argumentação em torno da ideia que a inovação já não é
só para profissionais. Amadores com paixão, usando novas ferramentas,
criam produtos e paradigmas que as empresas não são capazes de criar.
(vide as comunidades de desenvolvimento colaborativo de Software
Livre)

Para ele, o futuro não será marcado apenas por uma luta entre dois
campos (fechado e aberto), mas "entre eles acharemos uma série de
lugares interessantes, que serão ocupados pelas pessoas. Surgirão
novos modelos organizacionais, que misturarão o fechado e o aberto de
formas geniais. Nada será tão definido; não será "Microsoft contra
Linux" -- haverá muitas coisas entre esses dois extremos. Resultando
que esses modelos organizacionais são incrivelmente poderosos, e as
pessoas que os entenderem terão muito, muito sucesso".

Vale a pena conferir e refletir com as ideias desse grande cara.
Assistam a palestra em: http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=9881