[gicom] Portais da Transparência e os reais desafios da Transparência Pública

Cláudia Regina Barbosa crbarbosa em metrosp.com.br
Sexta Dezembro 10 14:37:31 BRST 2010

Hélio
Gostaria de continuar participando da lista, mas queria alterar meu e-mail.
Não consegui fazer isso porque esqueci minha senha.
Não sei se é pra vc que peço, mas se possível, atere meu e-mail no cadastro
para creginab em uol.com.br

Obrigada.
Cláudia

----- Original Message -----
From: "Hélio Teixeira" <heliolteixeira em gmail.com>
To: "Grupo Interlegis de Assessoria Legislativa"
<gial em listas.interlegis.gov.br>; "Grupo Interlegis de Tecnologia"
<gitec em listas.interlegis.gov.br>; "Grupo Interlegis de Comunicação"
<gicom em listas.interlegis.gov.br>
Sent: Tuesday, December 07, 2010 10:47 AM
Subject: [gicom] Portais da Transparência e os reais desafios da
Transparência Pública

Pessoal,

Em minha palestra no III Encontro Gitec, abordei um tema que está na
ordem do dia na agenda da cidadania brasileira e mundial. Como
transformar a verdadeira avalanche de informações que o governo
disponibiliza em seus “portais da transparência” em transparência de
fato.  Como organizar, manipular e disponibilizar a incrível massa
disforme e invariavelmente desconexa  de informações publicadas pelos
governos nesse tipos de portais, em algo que tenha verdadeiro
significado para as pessoas? Como construir experiências digitais que
possibilitem a significação e a livre ressignificação das informações
dos gastos públicos?  Como desenvolver interfaces e ferramentas
digitais que facilitem o processo de significação e ressignificação
dos dados publicados pelo Poder Público nos portais da transparência?
Como desenvolver métricas adequadas para a avaliação em tempo real da
eficiência do gasto público no âmbito dos portais da transparência?

A discussão surgiu em torno de uma palestra sobre o Portal da
Transparência do Governo Federal, que tinha ocorrido antes da minha
palestra no mesmo evento. As minhas colocações, feitas ainda durante a
minha palestra, mais precisamente na fase de perguntas, gerou um breve
e acirrado debate com um dos membros da platéia, que obviamente não
entendeu muito bem o meu argumento.

Passada a discussão, resolvi voltar a discutir o tema no Chapa Branca.
E mostrar de maneira mais prática (e um pouco menos "filosófica", se é
que é possível fazer isso...) a razão da minha crítica aos atuais
“portais da transparência.”

Confiram tudo em: http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=14769

http://novodialogo.com.br/
Site da Comunidade GICOM: