[gicom] [gitec] inclusão/edição mandato

Sexta Abril 9 09:45:55 BRT 2010

Luis Fernando Pires MACHADO escreveu:
> Jean,

Oi Luis,

> Não vi dificuldades em resgatar o texto em que você colocou dúvida, pois  a
> localização foi rápida ao ponto de esclarecer o que questionavas.  Era só
> fazer uma busca na trilha "mostrar texto das mensagens anteriores", pelo
> menos, fiz isso e deu certo.

Isso ocorre no seu navegador de e-mail pois você está utilizando o
GMail, o qual encadeia as discussões. Existem vários tipos de
navegadores de e-mail, desde os clientes convencionais (o que eu uso),
que são softwares instalados no seu desktop e fazem download das
mensagens, até os webmails como é o caso do GMail.

Não podemos esquecer também que todas estas mensagens estão sendo
arquivadas na Internet e precisamos zelar pela informação que as pessoas
irão pesquisar depois:

http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/

> Outra coisa que funciona é dar um clique que
> as mensagens ocultas aparecem com os nomes dos interlocutores.
> Do mais, gostaria de saber sua opinião sobre a elegância em remeter
> correspondências eletrônicas extraindo do seu corpo as mensagens anteriores,
> principalmente quando tem 20, 30 discussões?  Será que o trânsito ficar meio
> carregado?

Concordo plenamente com você sobre não deixar várias respostas
anteriores encadeadas na sua resposta pois o e-mail fica muito grande e
acaba usando muita banda de Internet. O que estou sugerindo é que seja
feito o corte de tudo o que não interessa para o contexto da resposta
que estamos dando, deixando somente os trechos que estamos respondendo.

Veja como exemplo a sua resposta de ontem:

http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/2010-April/024453.html

Quem cair nela não saberá o contexto do que está se tratando na
discussão, a menos que navegue nas mensagens anteriores.

Veja a resposta a ela, com a maior parte do texto cortada, deixando
somente o que interessa para contextualizar a discussão:

http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/2010-April/024456.html

Nesse caso quem ler a mensagem saberá também sobre o que ela está
respondendo.

Geralmente são três tipos de respostas que criamos no nosso dia-a-dia:

1) Responder no topo, deixando a mensagem anterior abaixo da nossa
resposta. Usado quando a nossa resposta é genérica com relação ao texto
inteiro ao qual estamos respondendo. Ex:

http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/2010-April/024409.html

2) Responder no final do e-mail, após a mensagem original. Usado quando
queremos responder pontualmente uma parte significativa da mensagem,
descartando o resto. Ex:

http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/2010-April/024420.html

3) Resposta encadeada sobre cada parágrafo da mensagem original. Usado
quando a mensagem original traz vários pontos significativos e cada um
deles merece uma resposta pontual. Ex:

http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/2010-April/024382.html

Bem, desculpem o e-mail grande, minha intenção é só ajudar a melhorar a
comunicação pelas nossas listas. Mais coisas interessantes sobre a
participação nas comunidades podem ser encontradas em:

Abração,

--
Jean Ferri
Analista de Sistemas