[gicom] Google Imagens

Quinta Maio 14 19:34:41 BRT 2009

Hélio Leite Teixeira escreveu:
> Pessoal,
>
> Vejam que recurso fantástico o Google está disponibilizando para
> buscas de imagens. Agora, além da tradicional palavra-chave você pode
> selecionar uma cor para encontrar imagens.
>
> Não há como negar, o Google se supera a cada dia. Apesar desse recurso
> não ser algo novo quando o assunto é banco de imagens, temos que nos
> render ao grande Oráculo, pois buscar imagens por cor em toda a net,
> da forma como o eles estão fazendo é realmente fantástico!!!!.
>
> Vejam o link para uma busca bem legal (sugestão do amigo William Almeida)

> [...]

Oi Hélio,

Não é metadados, isso é processamento de imagens mesmo. Toda a teoria
que estudamos nas universidades, o Google sabe o que fazer com ela! ;-)

Mas há coisas mais legais ainda, no próprio Google. Conhece a busca por
similaridade?

http://similar-images.googlelabs.com/

Experimente fazer uma busca usando a palavra: Mona Lisa

http://similar-images.googlelabs.com/images?hl=en&q=mona+lisa&btnG=Search+images

Você pode refinar clicando nos links 'Similar images'. Viu que
interessante buscar imagens similares? Quantas possibilidades!

O João Lima, aqui no Interlegis, me mostrou um outro mecanismo de busca
de imagens bem interessante, muito usado em museus. Você desenha o
formato aproximado da imagem e o buscador traz todas as obras e imagens
similares ao desenho:

http://www.hermitagemuseum.org/fcgi-bin/db2www/qbicSearch.mac/qbic?selLang=English

QBIC Layout Search
http://www.hermitagemuseum.org/fcgi-bin/db2www/qbicLayout.mac/qbic?selLang=English

QBIC Colour Search
http://www.hermitagemuseum.org/fcgi-bin/db2www/qbicColor.mac/qbic?selLang=English

Legal mesmo é poder usar todos esses recursos pela Internet! ;-)

Abraço,

--
Jean Ferri
Analista de Sistemas