[gicom] Diplomar ou não diplomar, that's the question

Murilo Xavier Palhares muriloxavierpalhares em yahoo.com.br
Terça Junho 23 23:59:17 BRT 2009

Olá pessoal,

Esta é a minha primeira participação aqui na lista Gicom. Tomei conhecimento desta comunidade por intermédio do ilustre Hélio Teixeira durante um evento em Salvador no mês passado.

Durante a sua brilhante palestra, ele falou do Programa Interlegis e desta comunidade dedicada ao debate e a discussão das ciências da comunicação. Aceitei o convite mas só agora voltei das minhas férias e me deparei com a minha caixa postal repleta de mensagens desta grande comunidade.

Em minha primeira intervenção quero falar deste dilema colossal que assola os comunicadores do nosso país após a acertada decisão do Supremo..

Como bem disse a brilhante articulista do Chapa Branca, a nossa profissão é muito mais que um simples pedaço de papel. Conheço grandes profissionais da comunicação, profissionais respeitadíssimos que nunca assitiram uma aula sequer numa faculdade de comunicação.

Em contrapartida conheço um monte de idiotas que graduados e pós-graduados em comunicação que são verdadeiras amebas.

Não quero sustentar aqui que o diploma não é importante, longe disso. Acredito que a formação acadêmica e o conhecimento adquirido nos bancos das universidades de comunicação, podem ser de grande valia para os militantes da notícia, porém, ao contrário do que alguns colegas defendem, o diploma não é um fator determinante para o exercício da profissão.

Como afirmou o ministro Gilmar Mendes: "Um excelente chefe de cozinha certamente poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima o estado a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área. Certamente o poder público não pode restringir dessa forma a liberdade profissional no âmbito da culinária, e disso ninguém tem dúvida, o que não afasta, porém, a possibilidade do exercício abusivo e antiético dessa profissão, com riscos à saúde e à vida dos consumidores".

A mesma analogia se aplica ao jornalismo. Quando uma noticia não é verídica ela não será evitada pela exigência de que os jornalistas frequentem um curso de formação. É diferente de um motorista que coloca em risco a coletividade. A profissão de jornalista não oferece perigo de dano à coletividade tais como medicina, engenharia, advocacia nesse sentido por não implicar tais riscos não poderia exigir um diploma para exercer a profissão. Não há razão para se acreditar que a exigência do diploma seja a forma mais adequada para evitar o exercício abusivo da profissão.

É isso aí pessoal, esta é a minha opinião.

Abraços,

Murilo Xavier Palhares
Diretor de Criação e Planejamento da MYTComunicação Integrada